terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"Já é legal ameaçar de morte os 'gays'?"

por Ferreira Fernandes, in DN

"O que se passou naquele hotel de Nova Iorque mais famoso em Portugal: horrível. O assassínio é suficiente para chegarmos a essa classificação. Certo que vou saber em breve mais sobre ele - as informações que a polícia de Nova de Iorque tem dado garantem-me essa confiança - vou esperar para satisfazer a minha curiosidade. Já receio mais o facto de nunca vir a saber dos autores dos crimes - menores mas crimes - que se seguiram ao assassínio do 34.º andar do Intercontinental de Nova Iorque. Crimes menores mas tão generalizados que são preocupantes: refiro-me, como é evidente, ao que se escreve, sobre o caso, nas caixas de comentários dos jornais portugueses. Dou de barato os evidentes distúrbios mentais dos que escreveram "lololol...", símbolo internético de gargalhadas, usado aqui para comentar a tragédia, ou dos que inventaram e tiveram o cuidado de fornecer ao digníssimo público piadolas sobre o nome do morto. Ter de ouvir esses pobres coitados (antigamente bastava não frequentarmos as tabernas) é a contrapartida a pagar pela Internet (cujo balanço continua globalmente positivo). Não, o que me preocupa são as ameaças de morte que são escritas e publicadas, proferidas por gente que se acha impune porque julga falar de pestíferos, os gays. Pergunto: não há por aí um advogado que queira acabar com essa sensação de impunidade?"

5 comentários:

  1. Li isto hoje de manhã. Belo texto que sintetiza bem o que me estragou o dia ontem e anteontem.

    ResponderEliminar
  2. obrigo-me a não ler os comentários das notícias, porque entristece-me profundamente. É a burrice, a ignorância assaz, é a valentia cibernética, originada por um certo grau de impunidade virtual. No mais tenho pena dessas pessoas, porque elas são dignas da minha pena.
    Mas sim, teoricamente a ameaça de morte, a ofensa verbal é crime...e na minha opinião há culpa por parte das entidades que permitem a publicitação de tais comentários...olha...está aqui um bom tema para tese de mestrado...gostei...

    ResponderEliminar
  3. Desde ontem que me ando a passar e a revoltar com tanto comentário, tanta conversa, tanta piada, tanta merda da boca pra fora sobre o assunto.
    Hoje recebi umas 6 sms com piadas sobre o tema. Fiquei furioso. E como sou tonto ainda perdi tempo a responder, obviamente a criticar e a condenar. Mais espantado e furioso fiquei com uma contra-resposta que transcrevo: "lol. a vida já é uma tristeza, temos que nos rir com alguma coisa.lol"
    Anda tudo demente.

    ResponderEliminar
  4. aconselho-vos a ler este post, já algo antigo, dum advogado famoso:

    http://josemariamartins.blogspot.com/2007/12/paneleiros-demografia-e-oramernto-da.html

    ResponderEliminar
  5. Os comentários das notícias andam, nos últimos tempos, transformados numa terra sem lei... E não me venham com a história da liberdade de expressão. Prefiro antes falar em «responsabilidade de expressão»...

    ResponderEliminar