terça-feira, 1 de março de 2011

Quanto tempo dura uma paixão?

Quanto tempo dura a paixão? Segundo alguns cientistas, que se atreveram a racionalizar o que se pensava ser irracionalizável, dura entre 18 meses e dois anos. A autora da blasfémia, Helen Fisher, classificava o amor como um vício, uma droga capaz de causar dependência. A paixão não seria mais do que um estado particular do cérebro, que procurava a recompensa do prazer e satisfação. Neste caso, uma recompensa que encontrávamos noutra pessoa. Ainda na definição de Helen Fisher, a paixão é um estado de motivação elevada, e não uma simples emoção. E como tudo, o corpo rapidamente se habituaria a este estado, procurando novas fontes de "motivação". Depois da paixão, no melhor dos casos, seguir-se-ia então o amor.

No entanto - e arrisco - diria a avó do Francisco: "não há regra sem excepção". A cientista reconhece que existem casais que conseguem manter a chama da paixão acessa durante anos e anos de vivência comum, e em alguns casos, mesmo em saudável coexistência com o amor. O truque - e também dificuldade - passa por alimentar a relação, activando os sistemas de recompensa com novidades, diversão, humor, carinho, crescimento e, claro, sexo.

Nos últimos dias tenho-me sentido diferente. Nada mudou na minha relação, já que continuámos a manter a nossa rotina semanal, nem sempre com toque físico. Mas sinto-me diferente, como se tivesse regressado ao meu estado de "motivação elevada" de há dois anos. Penso mesmo que me re-apaixonei pelo meu trengo, sem que ele tenha "activado o meu sistema de recompensa". Pelo menos, conscientemente. Será possível voltar a apaixonar-me por uma pessoa, pela qual já sou apaixonado?

10 comentários:

  1. É possível, sim senhor.
    Mas já não é paixão no verdadeiro sentido da palavra.
    É Amor renovado, é aquilo que o Amor necessita para vencer tudo e todos.
    E olha que é muito bom...

    ResponderEliminar
  2. É possível sim...como diz o Pinguim...:)

    Been there done that...being there, doing that:)

    ResponderEliminar
  3. Yeap, é isso mesmo. Dois anos. Ao fim de dois anos ficam fartos e passam ao próximo. Já a tesão dura normalmente entre uma semana e quinze dias. De certeza que a avó do Francisco concordaria...

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Pinguim...
    A paixão se transformou em amor...
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  5. Acho que sim.

    A nossa cabeça é muito doida, pode tudo. hahaha

    E medo dessas pessoas que tentam racionalizar tudo. É assim que as coisas se perdem...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  6. Os cientistas não sabem do que falam. Quando se ama, é para sempre e cada vez mais. Não há truques nem dificuldades. Porém, é importante as pessoas não terem nada por garantido, no sentido de que o casal deve continuar a fazer coisas juntos e a partilhar vitórias e dificuldades.
    A cada ano que passa tenho mais certeza da escolha que fiz :)

    ResponderEliminar
  7. Como todas as emoções a sua duração no tempo é limitada mas varia de pessoa para pessoa. Contudo é possível a paixão dar lugar a um sentimento, o amor, que tem muito maior durabilidade uma vez que os sentimentos não findam com o tempo ao contrário das emoções.
    Por acaso a psicologia das emoções sempre foi uma área que me interessou muito. Respondendo à tua pergunta, sim é possivel reexperienciar emoções para com uma mesma pessoa! Abraço.

    ResponderEliminar
  8. (início de telefonema)

    Speedy - acho que me apaixonei de novo por ti...
    Trengo - ah muito me contas. Fico contente por saber que tinhas deixado.
    Speedy - ...

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que depois da fase cor-de-rosa dos primeiros 6 meses, a paixão na maioria dos casos desaparece. Depis há gente que consegue mantê-a intermitentemente junto com o sentimento amoroso. Tipo todos os meses se volta a apixonar pela pessoa com quem está. sou desse género.

    ResponderEliminar
  10. Eu não aceito muito bem essa passagem da paixão para o amor. Acho que ambas podem coexistir. Quando me dizem "o que sentes já não é paixão, é amor"... tretas! O que eu sinto é paixão, tão forte como naquele primeiro dia de chuva torrencial!

    ResponderEliminar