domingo, 7 de dezembro de 2014

Quando a Justiça é homofóbica

Touch me to enlarge
Manuel Luís Goucha, em entrevista à revista VIP, garantiu que vai processar o Estado Português. Isto depois de uma juíza ter rejeitado a queixa do apresentador e ter validado o programa Cinco Para a Meia Noite quando este atribuiu o Prémio de Melhor Apresentadora a Manuel Luís Goucha.
Terá dito a Juíza que o Goucha "mete-se a jeito de piadas", nomeadamente "porque tem atitudes e roupas coloridas, próprias do universo feminino". Podem não morrer de amores pelo apresentador, como eu, mas é inaceitável que em pleno século XXI, num Estado de Direito, uma representante institucional delibere com base nos seus próprios juízos e preconceitos. Quase jocoso diria eu. Responde o Goucha que até pode perder, mas que tem direito à "indignação perante este tipo de Justiça que é preconceituosa". Um senhor de classe e de respeito. Se fosse eu mandava a Juíza para o caralho. Sorry my french.

13 comentários:

  1. Oh meu deus! Não sabia disto! Lembro-me de ter visto esse programa e essa piada menos feliz, mas não tinha conhecimento de que a sentença tinha saído e de que era assim. É tão vergonhosa como aquela de que o sexo para mulheres com mais de 50 anos já não é importante.
    Sinceramente, tenho cada vez menos fé nesta justiça, tanto para coisas pequenas, como para coisas grandes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi o programa mas acho que deve ter soado a piada fácil: comparando-nos com mulheres. Tenho bom sentido de humor mas esta soa a homofobia.

      Eliminar
  2. Triste saber, mas é a realidade. Homofobia, infelizmente, tem em todo lugar, mesmo naqueles que não poderia ter.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não escolhe Educação e/ou Formação. Infelizmente atinge todos os patamares da sociedade.

      Eliminar
  3. Também li a entrevista e acho que fiquei um bocado aparvalhado ao saber que a Juiza disse isso. É que é de um descabimento que nem sei que dizer. Em relação ao Goucha eu até gosto de o ver como apresentador, não usaria nunca nada do que ele veste. Mas nunca pensei "Olha, sao roupas de mulher". É.. ridiculo!

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente contigo. Todavia, devo aqui dizer algo: os juízes decidem de acordo com as suas próprias convicções, com o juízo que formam, livremente, sobre a matéria de facto. É assim. :) Daí haver recursos. Não acompanhei o caso, mas, admitindo que foi uma decisão em primeira instância, pois bem, recorra para a Relação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Mark. Mas onde fica o senso-comum? Saberá a juíza o que é vestir como uma mulher? Como o Goucha diz: existem cores específicas para cada género? Acho que até alguém preconceituoso reconhece que estas alegações não fazem sentido...

      Eliminar
    2. Tive curiosidade e fui pesquisar. Houve um despacho de não pronúncia por parte da juíza. Pensei que tinha havido julgamento mesmo. No fundo, a juíza considerou que não havia indícios de crime dos quais depende a submissão de um arguido a julgamento. Sendo assim, ele recorreu, então, claro está, para o TEDH, uma instância europeia. Fez bem.

      Eliminar
  5. Costuma-se dizer que alguns pretos são mais racistas que os brancos. Que alguns gays são mais homofóbicos que os heteros. Aqui parece que aconteceu uma situação semelhante: uma juíza mulher, numa posição que ainda há bem poucos anos era vedada ao sexo feminino, e que contudo não se coíbe em "juntar" à troça e ao preconceito. Mentes pequenas!

    ResponderEliminar
  6. wat? esta cena é do mais ridículo que há.. mesmo não gostando do homem.. (também não gosto do programa), mas ainda gosto menos dessa juíza!

    ResponderEliminar
  7. Eu estou como tu, nunca morri de amores pelo Goucha; mas é um facto que certas atitudes corajosas que ele tem tomado, me tem feito admirá-lo.
    Quanto à juíza, deveria saber que uma homofobia pessoal (neste caso, a sua), nunca poderá ser invocada numa decisão judicial.

    ResponderEliminar
  8. O sr. Goucha subiu uns 1000 pontos na minha consideração...

    ResponderEliminar