Parece que foi ontem. Dois anos passaram desde a aprovação do alargamento do casamento a casais do mesmo sexo. Até à data, e segundo consegui apurar, realizaram-se 324 casamentos gays em Portugal. Um número com tendência de crescimento.
"o valor de uma democracia se mede pela sua capacidade de proteger as minorias e de recusar qualquer imposição baseada em preconceitos maioritários. Não estaremos a reinventar a sociedade, como não a reinventámos quando abolimos a escravatura ou conquistámos o direito de voto para as mulheres. Estaremos sim, como então, a dar continuidade a um projecto civilizacional."
Miguel Vale de Almeida
Um número com tendência de crescimento? Alguma coisa que nos queiras contar?
ResponderEliminarNão deixam de ser poucos se comparados com a quantidade de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Espanha, por exemplo (ajustado à diferença de população, claro).
ResponderEliminarUhmmmmmmmmmmmmmmmmm
ResponderEliminarVamos receber um convite este ano? ;)
Não nos escondas nada :P
Abraço
De facto, houve um avanço civilizacional notável. Como tenho o hábito de dizer, o mundo progride continuamente. O tempo que leva é que por vezes não é o tempo que nós queremos. Defendo que há certas matérias que não podem esperar por uma aceitação da sociedade. Se assim fosse, nunca mais teríamos o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal. De salutar, se pensarmos que antes de 1974 os homossexuais eram perseguidos pelo Estado Novo. Muito mudou nestes quase quarenta anos.
ResponderEliminar^^
Uma data a celebrar, sem dúvida.
ResponderEliminarE um grande discurso de quem muito se empenhou para que tal lei tivesse sido aprovada - o Miguel!
Mas, e há sempre um mas...uma grande maioria dos gays portugueses não se mostram merecedores de tal lei, pois continua a haver um medo terrível de encarar a sua homossexualidade como algo normal, escondendo-se (até quando?), no anonimato. E se nalguns casos, como quando se é dependente da família, por exemplo, tal se justifica, noutros casos nada o justifica; essa é pelo menos a minha opinião e por isso louvo todos aquele que tiveram a coragem de se casar.
Temos que merecer, nalguns casos, e este é um deles, as leis que temos e custaram tanto a conquistar
Eu enviei um mail ao PS e eles enviaram-me um livrinho com o discurso na integra " uma lei a favor de todos - lei do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo"
ResponderEliminar@ LoveMyShoes @ Francisco
ResponderEliminarEu? Casar? vocês querem é torres de marisco, seus comilões. Abraços
@ Um Coelho
Acho que também deveríamos ter em consideração o número de casais que opta mesmo por não casar, sejam heteros ou homossexuais. Ao que parece, a taxa dos "amantizados" já representam uma fatia generosa dos casais. Abraço
@ Mark
Bem visto Mark. A evolução é notória e foi um salto verdadeiramente épico para uma sociedade ainda hoje com algumas heranças da Ditadura. Abraço
@Pinguim
Concordo contigo Pinguim mas a evolução social tem sido constante. De resto, mantenho a opinião de que assumir ou não deve partir de cada um, ao seu tempo, pois a sexualidade é apenas mais uma parte do Eu. Os próprios heteros estão a abandonar o casamento. Serão eles também pouco merecedores dos seus direitos? Abraço
@João
Não sabia que tinham criado esse livrinho. Bem engraçado e perfeito para colocar na mesa de café no centro da sala de estar ;). Abraço
Este foi, sem dúvida, um grande momento de Portugal do século XXI :)
ResponderEliminar