Quando o Carlos Cruz foi implicado no Processo Casa Pia, estava eu a iniciar a minha carreira decadente: Era estagiário num dos mais importantes diários deste país. Lembro-me perfeitamente do furor que a notícia provocou na redacção. A bomba deu imediatamente azo a uma luta de argumentos entre os jornalistas seniores. Uns sempre souberam e aplaudiram. Outros tentavam defende-lo. Eu, pequenito e a adorar a troca de galhardetes entre os graúdos, optei por ficar como um rato: quieto. Eu e a minha coordenadora de estágio.
Dias depois, fiquei a saber que a primeira jornalista a investigar a Casa Pia neste jornal tinha sido precisamente a minha coordenadora, que entretanto tinha decidido abandonar a "pasta". Como nos tornamos bons amigos, um dia ao lanche decidi perguntar-lhe o que ia na cabeça de todos: "O Carlos Cruz é culpado?". Ao que me respondeu: "Todos eles são Speedy. Todos. Incluindo os que lá não estão". E para sustentar a sua certeza, disse-me que tinha visto fotos que o provavam. Não era preciso. Acreditava plenamente na sua palavra. Ela foi mais além e disse-me nomes de pessoas que deviam estar sentadas no banco dos réus mas que nunca foram faladas. Tal e qual como o Carlos Cruz agora veio ameaçar divulgar e que estou doidinho para ler no site dele.
A minha coordenadora, a primeira pessoa a acreditar em mim, morreu há dois anos. E acreditem que nunca irei chegar aos calcanhares dela enquanto profissional. No Saber, na Cultura, na Ética e na Escrita. Mas também acredito que ela hoje está feliz. Contra tudo o que ela pensava - e sabendo que vai recursos atrás de recursos - acho que hoje se fez justiça em Portugal. Algo a que não estamos de todo habituados.
Agora para desanuviar: Repararam que o Carlos Cruz estava a usar uma Pulseira Power-Balance durante a conferência da imprensa? Se fosse equilibrado, não precisaria dela.
Fiz um grupo contra essa pulseira no facebook! XD
ResponderEliminarO que aqui dizes é grave... Pena que os demais não foram condenados, no entanto continuo com algumas dúvidas, pois se esses homens foram doentios, algumas "crianças" também o terão sido.
Não acredito na violência descrita por estas "crianças". Vi uma reportagem em que um jovem culpava um dos pedófilos pela sua sexualidade. Muito triste confundir o que se é com um trauma.
Depois de ler alguns trechos do livro do Castelo Branco confirmei as minhas suspeitas acerca de certas inocências violadas...
;)
Em todo o caso... não deixa de ser um processo complicado ver alguém como o carlos cruz envolvido num embrulhada destas... o certo é que nunca lhe fui capaz de ver inocência. sempre o achei culpado!
ResponderEliminarEu estou muito confuso com tudo isto; se por um lado há algo que, embora de forma leiga, não entendo e que é a não apresentação de provas testemunhais, por outro, pergunto, como estará Carlos Cruz tão bem informado acerca dos nomes dos que deveriam estar como arguidos e não estão?
ResponderEliminarTambém estou muito curioso acerca da divulgação desses nomes.
Eu tinha ainda uma pequena dúvida. Mas quando alguém que afirma não ter nada a ver com o assunto afirma que vai revelar coisas, enterra-se até às orelhas. Que venha agora alguém e que lhe dê com a pá na cabeça, porque animais como esse não merecem viver.
ResponderEliminarMumca ha fumo sem fogo. Parabens speedy. Tiveste a malhor orintadra de estagii. Ensinou te a nao ter medo da profissao, usando contudo a etica.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarPelos vistos tiveste uma optima coordenadora, Parabéns.
Obrigado pelo teu comentário.
Beijinhos e porta-te mal!! ;)
Uma pulseira power balance hem?
ResponderEliminarBrilhante. Absolutamente brilhante!
LOL
Ana
O que eu sei... é que nunca mais olhei para a Bota Botilde da mesma maneira...
ResponderEliminarAcredito que teve um grande exemplo em sua vida!
ResponderEliminarAbraço!
duas coisas: (1) carreira decadente lol também tenho uma assim! (2) que raio, tornou-se moda? no outro dia perguntei a uma amiga que raio era aquilo e disse-me a mesma coisa: Power-Balance. também, aqui que ninguém nos ouve, também é um bocadinho desiquilibrada...
ResponderEliminarde resto, o paulo predragulho, insistem vários, também lá devia estar. e todos os outros. só me provoca náusea e nojo pelas "trêvas" que se instalaram na nata da sociedade bem-esclarecida.
ah, e exemplos como os da tua coordenadora são para seguir e não esquecer.
abraços
Ahah nao reparei. Mas sim fez-se justiça naquele dia independentemente do tempo que leve (ou não chegue) até eles serem presos.
ResponderEliminar