segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Para o ano há mais

Este ano pouco aproveitei o Lisboa Restaurant Week, iniciativa que como devem saber democratiza os preços dos melhores restaurantes, permitindo saborear grandes pratos por apenas 20 euros. Mas mais um ano, voltei a ficar desiludido com os ditos "reputados" chefs de cozinha. Não sei se sou eu que não me impressiono com facilidade, mas tudo me sabe igual. Também não quero crer que os restaurantes, embora ofereçam uma refeição low cost, diminuam de igual modo a dedicação que colocam nos pratos, colocando em risco a sua reputação. O que sei é quando visito um destes espaços fora desta época especial e pago a conta por inteiro, saio sempre mais agradado.

Este ano apenas fui ao Alecrim às Flores a convite de um amigo, um restaurante de vão de escada (quase literalmente) e à sombra do Olivier. Ainda que tenhamos sido recebidos com um agradável cheirinho a urina na porta, o primeiro impacto foi positivo: espaço para fumadores, logo, teria companhia para o meu copo de vinho à entrada e para o café à saída. O menu, equilibrado, não apanhou a minha língua de surpresa como também não me fez crescer água na boca. Nota positiva, no entanto, para o esforço na confecção de uma sobremesa original: chocolate, com flôr de sal e azeite.Ou seja, doce, salgado e... gordura tudo num só prato. O chocolate era bom. O resto... não adicionava nada.

Mas pronto. Lá contribui para a Associação Mulheres de Vermelho e para o Jardim Zoológico de Lisboa com um euro. Se ainda não experimentaram, ainda têm até 02 de Outubro. A grande maioria dos restaurantes já estão, infelizmente, esgotados. Pelo menos para o período do jantar.

5 comentários:

  1. Começo a achar que tu és mesmo difícil de agradar. Mais não posso comentar porque de facto não provei os pratos! Mas eu também sou adepto da arte do bem comer! :p
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Que cara de infeliz com que estás ali a segurar o vale de 1 aério.:-)
    Tenho lido em alguns blogs sobre o Restaurant Week e quase todas as opiniões são iguais; que não ficaram satisfeitos com o serviço e com a comida.
    Eu acho que por terem que servir um refeição low cost, quando normalmente custa 40,50,60 euros, faz com que baixem também a qualidade, a dedicação e a qualidade do serviço e da comida.
    Tudo bem que podem estar a afastar clientes, mas estes do low cost, pindéricos como tu (e como eu) não lhes interessam.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Assim é difícil mesmo. Aqui em São Paulo também têm uma coisa parecida, na verdade, idêntica, mas nunca participei. As filas ficam irritantes! rsrs

    Beijo!

    ResponderEliminar
  4. Se já deu para contribuir lá para as senhoras e para os animais do Zoo, acho muito bem... LOL

    Já tinha ouvido falar desse marketing, e muitos 20 euros, alguém enche o papo. E, não é a minha galinha...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. nunca embarquei na iniciativa e ainda não será este ano. não sei se será para não ficar desiludido com o serviço, se com a conta em épocas "normais". mas também se os pindéricos não lhes interessam porque é que hão-de queimar a imagem com mau serviço.

    ResponderEliminar