quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Nem te reconheci"

Sinceramente era uma questão de tempo. A um mês de completar dois anos com o meu Luís, hoje ele conheceu um lado meu menos "friendly" do que está habituado. Stressado com o trabalho e falta de tempo para despachar artigos e fechar a edição, ando um pouco nervoso e o filtro do "socialmente" correcto desvanece por completo nestes casos. Sou uma pessoa bastante amigável. Aliás, diria que é impossível não gostarem de mim, até logo na fase das primeiras impressões. Eu esforço-me para que assim seja, mesmo que me esteja a cagar para a pessoa à minha frente.

Hoje, completamente assoberbado de trabalho, o meu namorado liga-me. Eu lamento-me dizendo que este fim de semana, possivelmente, não estaremos juntos porque tenho demasiado para fazer. Ao que ele responde. "É para aprenderes a não amontoar trabalho". Pronto. Foi o que bastou para que eu levantasse o tom de voz e começasse a cuspir merda a torto e a direito durante uma pequena eternidade. O pior é que ele nem me estava a acusar de nada... disse-me que estava a brincar. Não percebi e acabei por despejar na pessoa errada. Pela primeira vez nele.

Custou-me pedir desculpa. É um problema que tenho. As sílabas ficam presas e sinto-me sempre um pouco mais fraco quando o faço. Reconheço que é um problema mas também acredito que tenho vindo a melhorar com o passar dos anos. O Luís tem sido uma óptima influência neste campo. Gosto de pensar que nos completamos. Ele tem, de longe, um melhor coração do que eu.

No final da tarde voltamos a falar. Voltei a pedir desculpa (sem no entanto o verbalizar) pela minha explosão. E ouvi um "Nem te reconheci". Já há três anos que não ouvia isto. Perguntei-lhe como é que o tinha feito sentir? Perguntei-lhe que, agora que conhece o lado pior do meu feitio, se me amava um pouco menos? Perguntei-lhe se tinha força para estar ao meu lado e aturar o que normalmente os outros aturam? E ouvi um "Sim. Para sempre..."

"Sabes que te amo", disse-lhe. Ao que ele respondeu: "...e se voltares a armar-te em parvo comigo, levas uma nalgada".

.Gosto.

15 comentários:

  1. O amor explica tudo...

    Por vezes, descarregamos na pessoa que nada tem a haver com o assunto.

    Fica-te bem ires no fim de semana, ter com o teu Luís, ele merece...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Saber pedir desculpa é um sinal de maturidade. Custa, mas vai-se aprendendo com o tempo. Saber reconhecer que se errou já é estar no bom caminho, creio eu... :)

    ResponderEliminar
  3. É normal que acabes por descarregar na pessoa que mais gostes, e apesar de ela nada se relacionar com a situação-problema, a meu ver. Foi algo que aprendi com o J., pois tb já passámos pelo mesmo.

    Saber reconhecer que erraste tb é um sinal positivo da tua personalidade, por isso creio que ambos tenham bom coração.

    E tb considero que para que a relação seja sólida, é importante as duas pessoas conhecerem "todos os lados" uma da outra, e faz parte do desenvolvimento normal da relação.

    Abraço, e deves uma visita-surpresa ao Luís, para que ele "te volte a reconhecer" ;-)

    ResponderEliminar
  4. Em relação À visita-surpresa discordo, sorry P e Francisco. Mas acho que lidaste muito bem com a situação à posteriori, pediste desculpa (que é uma coisa que se aprende), e deves ter um namorado fantástico que compreendeu que estavas num momento de stress.

    Todos nós já tivemos momentos assim, e é sempre em cima da pessoa que amamos que descarregamos as nossas fúrias e frustrações. Já descarreguei muitas vezes em cima do meu P, já fui um mau namorado... mas, tal como tu, também tenho sorte :-)

    ResponderEliminar
  5. Discussões e explosões fazem parte. As reconciliações sabem muito bem ;)
    Fizeste-me sorrir ao ler este post. O amor é lindo (ai, o meu lado periquito a falar...)

    ResponderEliminar
  6. E está gira a foto que colocaste no perfil!

    ResponderEliminar
  7. Oh Speedy uma nalgada era bem merecida eheh. Estou a brincar, é normal que em alturas de grande stress descarreguemos as nossas frustrações em cima de quem menos merece. É um processo chamado de transferência psicológica a que todos somos sujeitos de formas diferentes. O importante é que te apercebeste do que fizeste e te desculpaste à tua maneira. Não te sintas mal porque foi algo incontrolável na altura e lidaste com as consequências ao invés de continuares a achar que tinhas razão. Um abraço!!

    ResponderEliminar
  8. reconheço que tenho sorte por ele ter tanta paciência. Mas não lhe digo para não ficar convencido que me tem no papo

    ResponderEliminar
  9. Amar não é isso mesmo? Aguentar o mau humor e aproveitar os bons momentos? E conhecerem-se mutuamente?

    Vocês amam-se... isso é o que interessa.

    ResponderEliminar
  10. Sou adepta do vosso relacionamento :p ahah

    ResponderEliminar
  11. nalgadas... parece-me um bom castigo. bem dadas, então!
    quanto ao mau feitio, acho que acontece com toda a gente, até com os santinhos ou candidatos a isso... quem é que não tem um stress e uma explosão? deve ser da nossa natureza humana e esconder isso soa-me até a mentira. e o amor que o é ultrapassa isso, melhor ainda se for com umas nalgadas! basicamente, estão no bom caminho.

    ResponderEliminar
  12. Acima de tudo és um sortudo!
    Com ou sem trabado, com ou sem a companhia do namorado, bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  13. Oh, gostei tanto. :)
    As relações nem sempre são cor de rosa. Também temos o nosso feitio. Por vezes, existem dias em que a irritação e o nervosismo ganham a melhor. A compreensão, como o Luís demonstrou, é sempre o melhor.

    PS: Sim, é impossível não gostar de ti. ^^

    ResponderEliminar
  14. Mas quem não mostra o seu "lado B" alguma vez à pessoa que ama? É no aceitar esse "lado B" que está a prova do amor, com ou sem nalgadas...

    ResponderEliminar
  15. O acto de pedir desculpa é dos gestos mais nobres e humildes que alguma pessoa pode ter.
    Não te sintas mais frágil quando pedes desculpa, pelo contrário, mais FORTE.
    Se a outra pessoa não aceitar, não te lamuries, fizeste o que tinhas que fazer.
    O facto de assumir que se fez algo errado ou mal torna-nos menos frágeis em situações futuras. Mais experientes! Mais HUMANOS!

    ResponderEliminar