terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

validação

Um enfezado. Um enfezado com pernas de canivete, óculos de massa grossa e um cabelo que não lembrava ao diabo. Depois cresci e, aos poucos, fui matando aquele miúdo inseguro dos tempos do secundário. Ganhei uma nova confiança, que fui alimentando nos meus anos de faculdade. Sei que vivia a 20km de Lisboa mas só com a ida para a universidade comecei a abrir os meus horizontes e, mais importante, a minha mente. O miúdo, que pensava estar cheio de defeitos, começou a aprender a valorizar-se, mentalmente e fisicamente. Assimilou muletas de linguagem, de conversa fiada, e a ler os comportamentos de quem o rodeava. Tudo não passa de causa-efeito, de guiões sociais que por muito que gostássemos de improvisar, a realidade é que a maioria das cenas já estão escritas. E a maioria dos actores sofre das mesmas inseguranças.
O miúdo, que ainda hoje não é nada de especial, aprendeu a namoriscar. E a verdade é que até era bem sucedido na arte do bem vender-se. Recebia uma atenção a que não estava habituado. Elogios que canalizava directamente para o ego. Um fluxo que mantinha alimentado, sempre com a existência de dois ou três pretendentes.
Hoje a história é bem diferente. Já não procuro a validação de terceiros de uma forma tão sedenta. Embora ainda aceite e goste dos elogios - quem não gosta? - não tenho qualquer pretendente e nem cultivo a possibilidade de arranjar um. E já é assim há dois anos. Inevitavelmente, com o meu namoro, fui fazendo o desmame e afastando quem pouco ou nada me interessava. Hoje em dia, a única validação que realmente procuro e preciso é do meu namorado. E não será a única que realmente interessa?

10 comentários:

  1. Vivendo,crescendo e aprendendo...
    Isso ae, curta esse momento com muito love...
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. A única que realmente deve interessar é a tua, mas isto é só a minha perspectiva egoísta!

    ResponderEliminar
  3. Humm, dos teus textos mais profundos. :)
    Gostei imenso desta auto-análise. Cresceste e tornaste-te na pessoa que és actualmente. Mais maduro, mais confiante e mais seguro de si. :)
    Vive para ti intensamente e vive também para quem te ama. :)

    lots of love, tartaruguinha ^^

    ResponderEliminar
  4. tás a treinar para o postal de S. Valentim? ;)

    ResponderEliminar
  5. a isso chama-se crescimento pessoal. e amadurecimento da relação. agora, é velocidade de cruzeiro!

    ResponderEliminar
  6. concordo com o tiago. antes de qlqr outro temos de ser nós a sentirmo-nos bem.
    claro que a opinião do namorado interessa e muito e temos de nos tentar adaptar sempre a pessoa que ama mos, sem exagerar e perder a nossa essencia, mas fazer um esforcinho. ;)

    ResponderEliminar
  7. Sim, mas estava-me a focar na validação de terceiros. A minha, acho que já a tenho há bastante tempo.

    ResponderEliminar
  8. Mais que isso: bastante afortunado por ter um namorado!
    Boa continuação de validação :)

    ResponderEliminar
  9. Essa é, de facto, a que interessa. Mas quer queiramos, quer não, todos os dias somos submetidos às mais variadas validações e às quais não podemos escapar. E essas que não queremos ligar são as que mais acabam por determinar o dia a dia.

    ResponderEliminar