terça-feira, 22 de março de 2011

tick tack

Ainda não me saiu da cabeça o sorriso enrascado do meu futuro patrão quando me perguntou que ordenado eu ambicionava. É daquelas perguntas imbecis, altamente constrangedoras, que se fazem em entrevistas de emprego e que podem determinar todo o processo de recrutamento. Eu lancei-lhe um número, ele soltou um sorriso (muito cativante diga-se de passagem) e fez um sinal de aprovação enquanto escrevia o valor no papel. Mas só estivemos em sintonia durante um segundo:

Eu - €€€€...
Ele - Muito bem. Brutos...
Eu - Não não. Líquidos mesmo.
Ele - (inserir sorriso enrascado)

E não julguem que foi um valor exorbitante. O triste é que é um valor bastante justo para as funções a desempenhar. E, claro, a qualidade paga-se. Ontem à noite realizei dois trabalhos-teste para eles em tempo recorde e, modéstia à parte, dúvido que qualquer um dos outros entrevistados chegue sequer aos meus calcanhares. Se não ficar com o lugar, vai tudo resumir-se aos euros.

Aguardo, ansioso, um telefonema.

11 comentários:

  1. É isso mesmo: confiança, afinal, és uma tartaruga especial. LOL Jamais aquelas lebres te apanharão na perspicácia. ;)

    E cá para mim, andas a elogiar muito o futuro (espero) patrão e (pára tudo!) a futura patroa. :O LOL

    fica bem, tartaruga ninja ^^

    ResponderEliminar
  2. Ai rapaz... estou a ficar ansioso... :) estou a torcer por ti ;)

    ResponderEliminar
  3. engraçado que no primeiro ano do curso dois economistas (economia política e finanças públicas) meus professores que me deram aulas disseram o mesmo: se vos perguntarem quanto querem ganhar, e se quiserem mesmo o lugar, não respondam...lol...não sei cmo vou fazer se me perguntarem tal...
    mas tu foste sincero, e teu futuro patrão vai perceber isso!!
    mas olha, uma coisa é certa, auto-confiança, rapidez e eficiência são tudo!!

    A torcer por ti!

    ResponderEliminar
  4. "certamente mais que aquilo que espera pagar-me!"
    Respondi isto uma vez, nem sabia que se perguntava, e o resultado foi bom.

    ResponderEliminar
  5. 'dúvido' leva acento?!

    ResponderEliminar
  6. Cruzaste-te com os outros entrevistados?! Intimidaste-os?! :)

    ResponderEliminar
  7. Não me digam nada. Desde segunda que estou num estado de ansiedade tal que dou um pulo sempre que o telemóvel toca.

    ResponderEliminar
  8. A questão de quais são os nossos padrões slariais! Eu acho uma pergunta legítima e gosto que me a façam logo de início.
    Se os números não encaixarem na pretensão de ambos, então esquece-se logo ali o assunto e parte-se para a próxima.
    Já chegaram a ligar-me e a fazer esta pergunta ainda antes de qualquer entrevista. Disse o meu número e num caso avançámos e noutro disseram-me que não valia a pena então.
    Tudo muito directo!
    Estou ansioso pelo desenrolar desta situação.
    Abraço e sorte,
    Ikki

    ResponderEliminar
  9. Espero que tudo corra pelo melhor e que consigas... já que tiveste que passar por esse constrangimento.

    ResponderEliminar
  10. É das perguntas mais importantes de uma entrevista e da resposta pode sair a decisão do emprego.

    ResponderEliminar
  11. Depende sempre dos fringe benefits associados. Uma vez que já os imaginaste nús...

    ResponderEliminar