quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rosa Winkel


O triângulo rosa foi um dos símbolos usados nos campos de concentração nazis. Indicava quais os homens que tinham sido capturados por práticas homossexuais. Todos os capturados pelos nazis recebiam um emblema para as suas roupas. Os Judeus recebiam um emblema amarelo e as mulheres tidas como "anti-sociais" (inclusivamente mas não apenas as lésbicas), um triângulo preto. É, portanto, o símbolo mais antigo existente que representa a comunidade homossexual.

Existe um um livro intitulado precisamente Triângulo Rosa, que relata, na primeira pessoa, as memórias de um prisioneiro do campo de Buchernwald. O alemão Rudolf Brazda será o único sobrevivente homossexual ainda vivo nos dias de hoje. Na obra de Jean-Luc Schwab,o alemão, condenado pelo crime "luxúria antinatural" pelo regime nazista, recorda os 32 meses de cativeiro.

11 comentários:

  1. Ao contrário do que muita gente julga não eram só os judeus as vítimas da perseguição e intolerância nazi. Além dos referidos no texto também negros, ciganos (muitos) entre outros, foram vítimas do horror nazi. Enfim, todos aqueles que não encaixassem na sua exígua bitola de apreciação social e a cada um era atribuído um símbolo-código que deveria ostentar no uniforme, para que todos soubessem do seu "defeito".
    Bom seira que todo o homossexual (militante gay) pelo menos soubesse a triste história que está na origem do símbolo rosa, tão ostensivamente empunhado por muita gente descabeçada.
    Boa chamada! Óptima recomendação literária!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Não sabia disso não. Interessante;

    ResponderEliminar
  3. O mítico Triângulo Rosa...

    Sabes, o que mais me revolta é o branqueamento que muitos tentam fazer em relação ao Holocausto, mais particularmente no que diz respeito aos homossexuais presos, deportados e barbaramente executados. Aliás, muitas das frações vítimas do Holocausto teimam em não incluir os homossexuais nas listas dos grupos alvos da fúria e do terror nazis. Ocorre-me, neste momento, uma confissão religiosa que não vou revelar o nome, mas que facilmente se deduz qual é, até porque andam aí a bater nas portas das pessoas...
    Destaco ainda que, de todos os grupos exterminados, os homossexuais eram os que sofriam mais: não só sofriam o preconceito e o ódio das chefias e dos guardas dos campos de concentração como também o preconceito dos restantes prisioneiros (judeus, Testemunhas de Jeová, dissidentes políticos, etc...).

    Obrigado pela recomendação! (:

    ResponderEliminar
  4. Enfim, já como dizia o meu querido "amigo" Albert Einstein: "Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

    Abr

    ResponderEliminar
  5. Li esse livro há uns dois ou três anos... e lembro-me que me saltaram lágrimas dos olhos...

    ResponderEliminar
  6. Não é um símbolo que me agrade ver. De facto eu interesso-me muito por história e principalmente por esta época conturbada e como tal vejo e leio tudo que esteja relacionado. Sugiro-te dois filmes fantásticos, Bent e A Love to Hide. Brilhantes, tanto um como outro. Pah sempre que venho aqui é para te impingir filmes ou animes ahahah. Pah os meus amigos não se queixam até porque eu costumo ser o fornecedor da zona ahahah. Abraços

    ResponderEliminar
  7. speedy, podes-me dizer o autor? encontro dois com o mesmo título, um por Heinz Heger e outro por Richard Plant.

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha ouvido falar, já vim aqui aprender.
    Para quem se queixa dos dias de hoje, até que nem é muito mau, comparado ao que já se fez a essas pessoas.. alias, ainda se fazem muitas atrocidades mas pelo menos já não são bem vistas perante o mundo. Com o tempo vai lá, a ignorância ainda é muita mas pode ser que um dia se entenda por aí que o amor não tem preconceitos.

    ResponderEliminar
  9. boa chamada de atenção Pedro. Comecei à procura do livro online e curiosamente encontrei mais do que uma referência. Ainda assim deixo estes dois autores que abordam a temática:

    http://www.amazon.de/Das-Gl%C3%BCck-kam-immer-Homosexuellen/dp/3593394359

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22484245&sid=62497125113421308598504974&k5=2177BE1B&uid=

    ResponderEliminar
  10. Apenas uma referência ao que diz o Psi sobre os dois filmes...
    E por falar em filmes, não esquecer o filme "Paragraph 175", do qual aqui deixo o link para quem esteja interessado em o ver
    http://www.megaupload.com/?d=34BB2PF4

    ResponderEliminar
  11. Partilho a opinião do Psi e não é um símbolo que me agrade particularmente! Representa, em parte, o mais baixo que o Ser Humano consegue chegar por ódio ao próximo.
    Mas, boa sugestão, vou tentar chegar a ela. Assim como a sugestão do Pinguim que vou já tratar de obter.
    Abraço!

    ResponderEliminar