domingo, 8 de janeiro de 2012

Relembrar 8 de janeiro 2010

Parece que foi ontem. Dois anos passaram desde a aprovação do alargamento do casamento a casais do mesmo sexo. Até à data, e segundo consegui apurar, realizaram-se 324 casamentos gays em Portugal. Um número com tendência de crescimento.




"o valor de uma democracia se mede pela sua capacidade de proteger as minorias e de recusar qualquer imposição baseada em preconceitos maioritários. Não estaremos a reinventar a sociedade, como não a reinventámos quando abolimos a escravatura ou conquistámos o direito de voto para as mulheres. Estaremos sim, como então, a dar continuidade a um projecto civilizacional."


Miguel Vale de Almeida

8 comentários:

  1. Um número com tendência de crescimento? Alguma coisa que nos queiras contar?

    ResponderEliminar
  2. Não deixam de ser poucos se comparados com a quantidade de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Espanha, por exemplo (ajustado à diferença de população, claro).

    ResponderEliminar
  3. Uhmmmmmmmmmmmmmmmmm

    Vamos receber um convite este ano? ;)

    Não nos escondas nada :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. De facto, houve um avanço civilizacional notável. Como tenho o hábito de dizer, o mundo progride continuamente. O tempo que leva é que por vezes não é o tempo que nós queremos. Defendo que há certas matérias que não podem esperar por uma aceitação da sociedade. Se assim fosse, nunca mais teríamos o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal. De salutar, se pensarmos que antes de 1974 os homossexuais eram perseguidos pelo Estado Novo. Muito mudou nestes quase quarenta anos.

    ^^

    ResponderEliminar
  5. Uma data a celebrar, sem dúvida.
    E um grande discurso de quem muito se empenhou para que tal lei tivesse sido aprovada - o Miguel!
    Mas, e há sempre um mas...uma grande maioria dos gays portugueses não se mostram merecedores de tal lei, pois continua a haver um medo terrível de encarar a sua homossexualidade como algo normal, escondendo-se (até quando?), no anonimato. E se nalguns casos, como quando se é dependente da família, por exemplo, tal se justifica, noutros casos nada o justifica; essa é pelo menos a minha opinião e por isso louvo todos aquele que tiveram a coragem de se casar.
    Temos que merecer, nalguns casos, e este é um deles, as leis que temos e custaram tanto a conquistar

    ResponderEliminar
  6. Eu enviei um mail ao PS e eles enviaram-me um livrinho com o discurso na integra " uma lei a favor de todos - lei do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo"

    ResponderEliminar
  7. @ LoveMyShoes @ Francisco
    Eu? Casar? vocês querem é torres de marisco, seus comilões. Abraços

    @ Um Coelho
    Acho que também deveríamos ter em consideração o número de casais que opta mesmo por não casar, sejam heteros ou homossexuais. Ao que parece, a taxa dos "amantizados" já representam uma fatia generosa dos casais. Abraço

    @ Mark
    Bem visto Mark. A evolução é notória e foi um salto verdadeiramente épico para uma sociedade ainda hoje com algumas heranças da Ditadura. Abraço

    @Pinguim
    Concordo contigo Pinguim mas a evolução social tem sido constante. De resto, mantenho a opinião de que assumir ou não deve partir de cada um, ao seu tempo, pois a sexualidade é apenas mais uma parte do Eu. Os próprios heteros estão a abandonar o casamento. Serão eles também pouco merecedores dos seus direitos? Abraço

    @João
    Não sabia que tinham criado esse livrinho. Bem engraçado e perfeito para colocar na mesa de café no centro da sala de estar ;). Abraço

    ResponderEliminar
  8. Este foi, sem dúvida, um grande momento de Portugal do século XXI :)

    ResponderEliminar