quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Tartaruga vai a Barcelona - Parte 1 (porque adorei, até há muito para contar e quero deixar bons conselhos aos Coelhos)

Uma cidade com um pulsar único, cronometrado ao segundo. Vias em que os semáforos ameaçam o vermelho mas que nenhum condutor arrisca ignorar. Regras - convenhamos de cidadania - que até os peões, entre turistas e residentes, cumprem religiosamente. O subsolo é rasgado por inúmeras linhas de metro que te levam a qualquer lugar em poucos minutos. Um sistema impressionante, numa cidade já por si rica em transportes públicos. Pena que as bicicletas espalhadas pela cidade se destinem apenas a residentes. Existem também os Aerobus, autocarros em permanente viagem de ida e volta entre o Aeroporto e a Plaza Catalunya, o centro da cidade. Poupem uma viagem de táxi que rondaria os 30 euros por uma de autocarro que custa pouco mais de cinco euros. Para os preguiçosos, como eu, o meu conselho é escolherem um hotel ao pé das paragens. Do Aerobus e também do metro. A minha escolha recaiu sobre o Hotel Del Comte, um hotel gay friendly no meio do distrito mais rosa de Barcelona. Um hotel com apenas duas estrelas mas com todo o conforto de um hotel da primeira liga. Tomem o pequeno-almoço nas ruas e namorem. O preconceito não tem lugar em Barcelona e os casais andam de mãos dadas e trocam beijos sem receios de esgares e caretas. Numa cidade onde desayunar é afinal esmorzar, logo no primeiro dia nada como comprar o Cartão Barcelona para poder usufruir dos transportes gratuitos, descontos e entradas também grátis em vários pontos de interesse da cidade. Uma cidade em que basta meia hora para se chegar a qualquer sitio. Passeios que, aliás, recomendo vivamente. Afastem-se do metro e apreciem as vistas. Suportem as dores nos pés, pernas e costas e ainda arranjam uma desculpa para uma massagem ao final da tarde. Apreciem também a riqueza arquitectónica e extraordinária organização urbana de Barcelona. Edifícios magníficos que pintam todas as avenidas. Qualquer desses apartamentos parecem, vistos de fora, ideais para iniciar uma vida. De passagem, digo-vos que havia T3 a 700 euros/mês e pela primeira vez coloquei a possibilidade de emigrar. Numa escala de crise, Espanha ainda está melhor do que nós. E pelas ruas, talvez não acabem por ser assaltados... como alguns!!!

12 comentários:

  1. É uma cidade fascinante, de facto... e aloja um dos meus edifícios preferidos de todo o mundo: "La Pedrera" :D

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curioso... E vocês, pombinhos lusos, andaram de mãos dadas e trocaram beijos pela cidade? Como é a sensação de se mostrar casal a público? Ou o Speedy é uma tartaruga tímida e/ou reservada?

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Barcelona, uma das minhas cidades preferidas na Europa :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. @ Alex - O Tartaruga não é muito tímido. Mas também não anda ao colo de ninguém. Um beijinho aqui ou um abraço ali não faz mal a ninguém.

    ResponderEliminar
  5. É uma cidade que conheço bem. Já lá vivi 6 meses e voltei muito mais vezes. É uma cidade com uma onda difícil de encontrar noutro sítio. E tem tanto para descobrir e eles são tão diferentes de nós. Adoro Barcelona.

    ResponderEliminar
  6. Já lá fui 3 ou 4 vezes, mas agora não vou lá desde há anos.
    Tenho que voltar...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Já vi que adoraste, Speedy. :) Infelizmente, não conheço Barcelona, mas tenho ouvido dizer maravilhas de lá. Enfim, aguçou-me a curiosidade.

    ^^

    P.S.: Quando cliquei em "Speedy the Turtle" e me aparece o Google +, até levei um susto! LOL :D

    ResponderEliminar
  9. uma pessoa pode ser muito feliz em Barcelona...;-)
    amo as Ramblas, os meus dias começavam lá sempre na Boqueria a comprar o pequeno almoço fresquinho:-)

    se puderes posta umas fotos pa matar saudades de lá:-)

    ResponderEliminar
  10. Bons conselhos sim senhor..
    De facto é de valorizar que eles respeitem as regras da estrada, os portugueses têm esse grave problema. Mas vá, aqui também há Aerobus...

    ResponderEliminar
  11. Não deverá o conceito gay-friendly deixar de se aplicar após o casamento entre pessoas do mesmo sexo? Como como pode qualquer lugar não ser gay-friendly se o próprio estado o é?

    ResponderEliminar
  12. Hmmm, já estou com água na boca. A descrição é ótima e vai ser muito útil daqui a um mês. Infelizmente já reservámos alojamento em Barcelona, mas esse hotel tem muito boa pinta. Por vezes um 2 estrelas pode ser muito melhor que um 4 estrelas. E o teu rapazinho, gostou? Se ele quiser ir trabalhar para Barcelona, talvez se arranje qualquer coisa, lol...

    ResponderEliminar