sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A Tartaruga vai a Barcelona - Parte 2

Quando a Tartaruga chegou a Barcelona, deparou-se com um reino mágico, povoado por fairies (literalmente) e dividido em vários condados. Sobre eles reinava Picasso, Miró, Gaudí e Guardiola. Quatro reinos vizinhos, merecedores de uma deslocação. Reinos ricos, cheios de cores e formas únicas, tesouros intemporais impossíveis de serem apreciados em apenas uma semana. Por isso, diariamente e enquanto se bebericava um Starbucks, era feita uma selecção. Aqui fica um resumo grosseiro. 
Mercado Boqueria

Comecemos pelo reino de Picasso. Rei e Senhor da Cidade Velha, que é atravessada pelo coração turístico da cidade: La Rambla. E agora fica complicado escolher o que não poderia ser ignorado, por isso foi-lhe dedicado três dias. A ordem de visita fica ao critério de cada um. Imperdoável não dar um passeio ao sol no Parc de la Ciutadella e ver depois o Arco do Triunfo. Reservar (imperativo reservar com antecedência) uma visita ao Palau de la Música, visitar Igreja Santa Maria del Mar e lanchar no Mercado Boqueria. Subir ao Miradouro de Colom e descer até às praias. Visitar a Catedral de Barcelona, o Palau Güell e, claro, o Museu Picasso. Se comprarem o cartão barcelona, encontram ainda vários museus com entrada gratuíta que vale a pena a visita como o Museu do Xocolata . E claro, outros edifícios de inspiração gótica e praças de valor histórico. Tudo nas imediações.
Museu Nacional D'Art de Catalunya

Desrespeitei o reino de Miró: Montjuic. Não visitei a Fundação por um incidente chato e acabei apenas por conhecer o Jardim Botânico, o Estádio e Museu Olímpico e o fantástico Museu Nacional D'Art de Catalunya. Com grande pena a Fonte Mágica encontra-se em obras por isso a visita nocturna é... uma perda de tempo. Apenas vale a pena para ver a Plaça d'Espanya iluminada e, se apetecer, subir o elevador da Arena.
Barçaaaaaaaaaaaaaaa

A norte, o reino de Guardiola. Ir a Barcelona e não visitar o estádio pareceu-nos despropositado. Aproveitou-se e além de conhecer o Camp Nou andou-se até ao Palau Reial de Pedralbes, que hospeda três museus.

Uma das muitas fotos... até a bateria falhar
Gaudí, Gaudí, Gaudí. Tudo se resume a Gaudí. O senhor espalhou influências por toda a cidade e o seu toque está patente em vários locais de interesse: sete no total. O maior: Sagrada Família, visita para a qual aconselho o áudio-guia. A norte, o Parque Güell (que acabou por me decepcionar). No Passeig de Gràcia, a avenida mais luxuosa da cidade, encontramos a Casa Milà ou La Pedrera e a Casa Batlló. E não vimos mais nenhum porque já vomitávamos Gaudí por tudo o que era poro.

4 comentários:

  1. Excelente reportagem.
    Adorei a separação nos quatro reinos...

    ResponderEliminar
  2. Da outra vez que fui a Barcelona também comprei o BCN Card, e achei o museu do Chocolate bem giro, apesar do chocolate quente me ter desiludido. Só não subi ao Colom, espero desta vez não falhar.

    ResponderEliminar
  3. eheheheh aaiii saudadeeeeeeessss!!!
    O Parque Guëll ficava nas traseiras do meu hotel, foi a primeira coisa que visitei, não sei quando visitaste, mas da minha experiência ele é mais interessante ao fim-de-semana ao final da tarde, junta-se imensa gente a beber, a cantar e a tocar instrumentos...é um excelente local pa conhecer pessoal novo.
    O Museu de Arte da Catalunha passei lá um dia inteiro...já não podia das pernas.
    Confesso que Gaudí não me enjoa:-) acho que a essência da cidade lhe deve muito.
    Numa próxima, aconselho vivamente que dês um saltinho a Figueres à casa museu Gala-Dalí, é MARAVILHOSO!!!

    ResponderEliminar