segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

0,42 Cêntimos

Não sou novo. Cresci no tempo em que se enviavam postais de Natal, carregados de desejos escritos à mão, e lambiam-se um punhado de selos para agradar às tias. Sabem sequer quanto custa um selo nacional hoje em dia? Também sou do tempo em que o saldo do pré-pago não resistia aos telefonemas e às dezenas de SMS que se enviavam por esta altura. Bolas, até os telejornais faziam reportagens dos ganhos da TMN e da Telecel. Até o mero conhecido recebia um SMS massificado com votos de Feliz Natal e um Bom Ano Novo (dois desejos em 160 caracteres, porque o dinheiro nunca era muito). A piada, tal como acontecia com os postais de Natal, residia no send e receive. Agora entramos na era do Facebook. Apenas uma mensagem. Ou uma imagem que, com alguma sorte, será taggada com o nosso nome. Chamam-lhe evolução. E eu sou apenas um velho nostálgico de 33 anos.

26 comentários:

  1. Quando foi mesmo que envie um posta de Natal?!

    Não me recordo :(

    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu sou ligeiramente mais novo (não muito), e também sou do tempo dos postais de Natal. E depois das SMSs. Agora já não existem nem TMN nem Telecel. Nem mesmo Optimus... Como a vida evolui...

    ResponderEliminar
  3. Os últimos postais de Natal que recebi escritos à mão foram em 2006. Mas ainda faço uma coisa. Escrevo uma mensagem de ano novo que envio por email aos amigos com um postal que desenho no Paint... Mas eu estou na "ternura dos 40" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem ainda trabalha no Paint merece todo o meu respeito. Old School rocks ;)

      Eliminar
  4. Já não sou do tempo dos postais, mas ainda me recordo dos anúncios da Telecel-Vodafone na televisão, isto por 2001. Tive o meu primeiro telemóvel em 2004, e enviava sms de Natal, claro, lá se ia o saldo, hahah. Quando eu era pequenino e tinha sonhos!...

    ResponderEliminar
  5. ainda não há muitos anos comprei uns postais de natal pintados com a boca ou com o pé de uma associação de deficientes e enviei-os à família e amigos e antigos colegas de trabalho, de um trabalho de 1997, vê lá os anos... e recebi uns quantos de volta.
    mas os anos passam e acabo por enviar um sms de natal. acho que vou voltar ao postal. as pessoas gostam de receber e assim ficamos com a morada actualizada :)
    boas festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia ninguém sabe moradas de cor. Bolas, até eu tenho dúvidas quanto ao meu código postal...

      Eliminar
  6. Mas...Eu também me lembro de enviar e receber postais de natal. E tenho 22! Oh! Oh! Oh!

    ResponderEliminar
  7. Eu sou um velho nostálgico de 40 anos que este ano mandou postais (sim, sim, escritos pela minha mãozinha) e lambi os selos todos... :)

    ResponderEliminar
  8. E há uns anos que durante o dia 24 e 25 de natal as sms eram cobradas ? O pessoal não gostou muito da brincadeira hehe Postais só para familia do outro lado do oceano :)
    um abraço e feliz natal ! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos desisti de enviar para a família. Nunca respondiam mesmo...

      Eliminar
  9. Acho os postais tão giros e...românticos!

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  10. Sempre detestei SMS's. Limito-me a responder quando é impossível não ligar.
    Adorava os postais e po-los abertos no mármore da lareira...

    ResponderEliminar
  11. Hi Turtle!

    Bom vê-lo novamente! Eu particularmente adoro os cartões de natal, normalmente eu ainda os envio, como sempre me perco com as datas e alguns amigos são virtuais, criei uma "tradição"... eu escrevo todos, escaneio e envio pelo e-mail...

    Ano que vem mando um para você! :-)
    Gosto muito de ver a tinta sobre o papel, conhecer a caligrafia, enfim.... sou desses também!.

    Meu amigo, que possa fazer bom uso de 2015 fazendo com que muitos dos teus sonhos e desejos possam sair do papel... Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toma cuidado porque eu não me esqueço e depois cobro :D

      Eliminar
  12. Acho cartao postal mais romântico! Rs

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Saudades desta época....
    Acho a atual forma mensagem eletronica artificial...

    ResponderEliminar