quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

a ganhar coragem

Fiz o download de um e-book (sim, tenho um lado nerd) das oito obras essenciais de Friedrich Nietzsche.
Ao todo são 639 páginas de pura tortura, tudo em inglês, escritas por um ser que tinha problemas de relacionamento humano, questionava a cultura ocidental e desconstruía a religião judaico-crista. Ou seja, uma leitura perfeita para gente sem auto-estima que, ao passar das primeiras páginas, vê destruído tudo o que tinha por certo, restando-lhe o doce corte dos pulsos. Oh I love it. Primeiro livro: The Gay Science. Curioso...

8 comentários:

  1. Ui! Também quero! De questionar tudo é que a gente precisa!

    ResponderEliminar
  2. Nietzsche era um ser diferente, com um pensar totalmente inovador. Não foi das melhores pessoas que passou pela Terra e ele sabia-o. No fundo, os seus ideais conduziram ao modelo totalitário alemão.
    Recentemente, alguns autores tentaram "branquear" a sua imagem e o seu mau carácter, mas em vão. Não me refiro ao seu anti-cristianismo bem patente na sua obra "O Anticristo", afinal, ele estava no seu direito. Refiro-me, sim, às suas ideias xenófobas de extermínio de raças.

    Ele caracterizava-se muito bem a si próprio, como observei no seu livro "O Erro da Humanidade" que tive o desprazer de ler com 14 anos: "sou, de longe, o ser humano mais terrível que alguma vez existiu" (pag 77.).

    Se ele o disse, quem sou eu para o desmentir?...

    Mais um monstrinho entre muitos...

    lots of love e boa leitura ^^

    ResponderEliminar
  3. Já dizia a minha avó: Não contrariar doidos ;P

    Boa leitura

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Não te auguro nada de bom... vejo que o yoga já era!

    ResponderEliminar
  5. Na escola tive um problema com Nietzsche. Jurei para nunca mais!

    ResponderEliminar
  6. Por acaso foi mesmo por ter relembrado a secundária, que pensei em recuperar o meu gosto por filosofia. Foi uma das minhas (poucas) disciplinas preferidas

    ResponderEliminar