sexta-feira, 20 de maio de 2011

Parte do meu trabalho é enviar informação interessada aos principais meios de comunicação social. Quanto mais o meu principal Cliente aparecer, mais publicidade a custo zero ganha. E agora decidi incluir alguns bloggers especializados na mistura, dado o peso e influência que esta ferramenta tem junto do seu público. De cerca de vinte que contactei, já uma mão cheia aceitou receber a informação. Dois ou três sacam do argumento "No Money, No Funny" alegando que se vão escrever sobre uma marca (eu não controlo o que escrevem), deveriam ser recompensados pela Parceria. Ter um blog é muito bonito mas longe vão os tempos em que se escrevia desinteressadamente. E cada vez me convenço mais de que todos querem ser uma "Pipoca", faltando-lhes apenas algumas centenas de visitas diárias.
Amigos, se querem ser pagos para escrever, tornem-se jornalistas, escritores, façam sondagens na rua ou tornem-se empregados de inventários. É mais fácil.

12 comentários:

  1. a Pipoca e o Alfaiate devem ser os casos de maior sucesso em Portugal no blogger, não?
    Um dos meus sonhos é aparecer no Alfaiate...lol era ver as outras cheias de inveja:-P ahahahha

    eh pá, acho que não custa nada compactuar um pouquinho, especialmente se os bloggers em questão até tiverem simpatia pelo teu cliente.

    ResponderEliminar
  2. Giro, e se o blogger escrever melhor que jornalistas e escritores? Aplicas isto a todas as actividades? Acho que ando a ganhar dinheiro injustamente portanto, ou então não, quando me dizem que sou melhor mesmo sem diploma. De facto, acho ser injusto para mim, anda uma carrada de gente a estudar apoiado pelo dinheiro do contribuinte para 4 anos depois fazer pior que um auto didacta.
    Mas são casos esporádicos. O que é certo é que os tempos são outros e os pequeninos ficaram fartos de encher o cú aos grandes. Se estamos numa de salve-se quem puder que começe por baixo, vamos criar algum equilibrio.

    ResponderEliminar
  3. @Meaningless
    um canudo não garante a qualidade do profissional. E, embora eu tenha formação em jornalismo, não tenho dúvidas de que um economista escreve melhor sobre economia, um politico (imparcial) sobre política, um realizador sobre cinema, e so on. Mas a qualidade conquista-se e uma das formas de a medir é, neste caso, o público que se atrai. Só há um blogger dos que contactei que poderei pensar em pagar. Os outros, vivo bem sem eles.

    @Meia-Noite
    Eu não coloco a "Pipoca" e o "Alfaiate" no mesmo saco. São dois dos mais populares mas na minha opinião o trabalho do Alfaite é bastante superior em qualidade. A "Pipoca", que até conheço na vida real, é um género que se tornou popular graças à série Sex & City. Ela é capaz de bons textos mas, nos últimos meses, tem-se desleixado um pouco.

    ResponderEliminar
  4. Oh Speedy, claro, não há comparação substantiva entre um e outro, mas o sucesso de um e outro estão a par né? Digo isto mesmo em jeito de dúvida.

    ResponderEliminar
  5. Penso que apesar de tudo a Pipoca lidera. Nem que seja porque o blog dela está auditado (4º Lugar dos Mais visitados diariamente). Não consigo ver o número de visitas do Alfaiate.
    Também acho que a "Pipoca" vende-se melhor... mas também existe mais mercado para ela.

    ResponderEliminar
  6. O meu blog não vai nunca ser um desses com muitas visitas mas, ainda assim, o dilema que pões é interessante. Sinceramente, não sei o que faria.

    Enquanto leitora, prefiro os blogs que não fazem publicidade ou, se o fazem, é de maneira pontual, desinteressada e não paga. A partir do momento em que começarem a fazer disso um modo de vida ou a receber por isso, sou muito bem capaz de deixar de os ler (com excepção feita para o Alfaiate).

    Só li a Pipoca uma vez, porque toda a gente falava nela, e não achei nada de especial. Mas, lá está, gostos não se discutem!

    ResponderEliminar
  7. Eu por acaso também tenho alguma alergia a publicidade em blogs. Mas se for bem feita, não me faz confusão. Não pode é ser intromissiva.

    ResponderEliminar
  8. hehehe

    bom final de semana, querido.

    ResponderEliminar
  9. Olha, eu nunca li nem um blogue, nem o outro. Desse tal "Alfaiate" nem nunca tinha ouvido falar. Não tenciono visitá-los, sobretudo por dois motivos: não gosto de fazer o que todos fazem, ou seja, ler e seguir os mesmos blogues; por outro lado, o meu ego não me permite que considere outros blogues / autores superiores a mim. Desde quando as visitas e o número de seguidores de um blogue são certificados de qualidade? LOL Mais, se seguirmos esse critério é que não têm mesmo qualidade alguma, uma vez que o gosto dos portugueses é duvidoso... LOL

    Fica bem, tartaruga ninja ^^

    ResponderEliminar
  10. Olá Speedy,

    Não conheço o blog da Pipoca ou do Alfaiate...

    Um dos meus blogs preferidos é o do Pinguim, e o de V.Exa ;) este espaço mesmo :)

    Infelizmente, toda a gente quer escrever meia dúzia de palavras e ser reconhedida como tal, é um fenómeno como outro qualquer outro...

    Realmente, cada vez mais me convenço que as pessoas que dão um pouco de si para um Bem Comun, cada vez são mais escassas.

    É de lamentar, não arranjas uma Modista ou um algodão doce? ;)

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
  11. Td bem Speedy? Não conheço também nenhum desses dois blogs e, pela minha falta de tempo, nem pretendo conhecê-los por enquanto. E que o mundo é interesseiro todo mundo sabe. Como se diz por aí, só podemos reconhecer as pessoas quando elas estiverem no trono delas. Dê o poder nas mãos de alguém e verás o verdadeiro interesse. Enfim, como meu blog é mais para eu me desabafar, não posso dizer muita coisa também... rs

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Acompanho o blog da Pipoca há bastante tempo, ainda antes de ser conhecido, porque é fácil de ler enquanto vou à casa de banho, é a chamada leitura 'pastilha-elástica'. Mas por causa desses posts com sponsor costumo torcer o nariz quando me cheira que me estão a vender algo discretamente.

    ResponderEliminar