terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Dia de São Valentim (vulgo Dia dos Namorados) e o Gay

O Dia de São Valentim (ou Dia dos Namorados) é hoje um dia puramente comercial. Transformamos-nos num alvo de mensagens publicitárias e somos forçados a expressar o nosso amor. Quase insultuoso quando muitos de nós são solteiros. Para piorar, não somos obrigados a expressar qualquer tipo de amor: somos forçados a manifestar o nosso amor heterossexual. Algo que me aborrece quando, no final do dia, continuo a ser gay.
O amor romântico (modelo ocidental de amor no qual se baseia o casamento e monogamia) não é algo que nasce connosco. É sim algo que nos é impingido pela sociedade desde tenra idade. Encontramos o conceito de "e viveram felizes para sempre" em todo o lado: nas fábulas, nas canções, nos filmes, na televisão, nas telenovelas, na publicidade, etc. Segundo este conceito de amor romântico, somos incompletos até encontrarmos a nossa alma gémea. A nossa metade da laranja. Our best half. E aprendemos com os media que para a receita de um amor perfeito, são necessários dois condimentos: um rapaz e uma rapariga. Ora bolas! Tão pequerruchos e já nos vaticinavam a uma vida de solidão.
Mais do que celebrar o Dia dos Namorados, o 14 de Fevereiro deveria ser sim a celebração do Amor. Do Direito a Amar Diferente. Um dia em que ganhávamos a liberdade de expressar o que realmente sentíamos, sem medo de represálias. Um dia em que reescrevíamos os nossos próprios contos de fadas com finais verdadeiramente felizes: comíamos o príncipe e despedíamos a gata borralheira. A sonsa.

11 comentários:

  1. Não poderia estar mais de acordo. :) Ahahah, adorei a parte do "comíamos o príncipe". LOL :D

    Um príncipe gay na Disney? Duvido... pelo menos nos tempos "mais recentes". :/

    ResponderEliminar
  2. Já viste o que deixei no Google+???
    Também lá estás incluído...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de o ver Pinguim. Muito obrigado pela dedicatória. Forte abraço da tartaruga

      Eliminar
  3. Eu queria tanto o Príncipe da Pequena Sereia...

    ResponderEliminar
  4. É bem como dizes...tal e qual...e estou com o backpacker, o da pequena sereia....uuuuhhhhh

    ResponderEliminar
  5. Mas sinceramente não sei porque nos continuam a ensinar que é temos de encontrar a nossa cara metada, a nossa alma gémea se isso causa tanta dor... Não era melhor não ensinar de todo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a vida acaba por ser feita de sonhos e da procura constante pela felicidade. Mesmo que seja noutra pessoa. Difícil mas não deixa de ser um bom objectivo :)

      Eliminar
  6. Tens razão, mas isso devia ser em vários dias, e não só no dia dos namorados...

    ResponderEliminar