quinta-feira, 6 de junho de 2013

Desafio Foto-Literário


Anda por aí um desafio que decidi aceitar. Começou, acho eu, por aqui, seguiu para aqui e o último que vi foi mesmo aqui. A ideia passa por ilustrar o nosso blogue através de um livro e, como sou previsível, claro que o meu teria obrigatoriamente de ter uma tartaruga. Sábia por sinal. Comprei este livro ainda antes de iniciar o blogue mas tem sido uma fonte de reflexão nestes últimos anos. Não fosse o tempo uma constante preocupação minha. O livro, assinado por José Luís Trechera, procura ensinar "a olhar e a viver".

"Na cultura do primeiro mundo ser lento é sinónimo de ineficaz, inútil e ‘tolo’. Impõe-se a rapidez e a impaciência, tudo tem de estar disponível ‘na hora’. Passamos o tempo a correr de um lado para o outro. Torna-se imperativo a rapidez de uma reflexão, mas em certas ocasiões vale a pena trocar o relógio pela bússola para se encontrar o Norte". 

Já agora, e para os mais atentos deste meu aquário, de volta e meia, recorria a letras de músicas que gosto para um pequeno post a que chamei "Sabedoria da Tartaruga". Normalmente, são pequenas fórmulas que retratam a minha própria forma de pensar. Como por exemplo:

Outras aqui.

Aguardo as vossas escolhas literárias nos vossos blogues.

8 comentários:

  1. Só soube deste desafio hoje. Meu Deus, como a blogosfera anda dinâmica! Bem interessante... :D

    Humm, um livro que retrate o meu blogue... não faço a menor ideia! LOL

    hug, tartaruga ninja (admite que tinhas saudades desta alcunha, ahah!) :D

    ResponderEliminar
  2. Posso dizer que começou com a Margarida :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. not true, apenas dei o mote.
      mas isto espalha-se, qual vírus :) é uma brincadeira simpática.
      Mark, desde que não coloques a história de portugal do serrão (que o João Roque ainda espuma), é fácil escolheres os livros ;)

      Eliminar
  3. Ai Margarida, só de falares disso, já estou furibundo.
    Livra-te, Mark...

    ResponderEliminar
  4. Não é irónico para uma pessoa que não pára e que fez uma pausa enoorme na blogosfera? This blog is your turtle daily exercise.

    ResponderEliminar
  5. Isto de não o google já não ter o reader dificulta-me a vida... Mas já não tenho desculpa para não vir aqui mais vezes agora que sei que regressaste ao teu aquário! :)
    Não li o livro que referes mas penso que percebo a ideia: persistência, manter sempre presentes os nossos objectivos (porque o tempo passa mas os sonhos permanecerm)
    Ok, quanto a mim, podia pensar em muitos livros mas assim de repente só me ocorre um e deve ser porque é esse mesmo. Vou colocá-lo no meu cantinho.

    ResponderEliminar
  6. Durante anos fui ávido leitor da timeout. Desleixei-me nos últimos tempos, e agora é mais uma compra de impulso. Visão é todas as semanas, a leitura de 4a feira ao final do dia. Já a Sábado, só a leio na fila da caixa do supermercado (sim, eu faço isso).

    ResponderEliminar