quarta-feira, 5 de junho de 2013

Engates normais II

Ainda no seguimento do meu último desabafo, dei por mim a pensar na minha experiência enquanto alvo de engate. Não pensem que foram muitos até porque sou um chavalo normal - embora incrivelmente adorável - e, como sabem, estou numa relação longa. Mas a abordagem do outro dia levou-me a encontrar um padrão em comparação às demais e concluir que existe um verbo que é excessivamente usado nesta lenga-lenga do get lucky: "Ter" invés do "Ser". Isto é, e sem querer entrar no universo dos blogues sob a iluminação da Carrie Bradshaw, a conversa do interlocutor mergulha, hoje em dia, essencialmente sobre o "Eu tenho" do que propriamente "Eu Sou". 

O rapaz do outro dia, que me pareceu ser de resto bastante simpático, não hesitou a enumerar a um desconhecido (despedimo-nos sem ele sequer saber o meu nome) os seus sucessos profissionais, a dificuldade que é gerir uma equipa de dezassete pessoas, a elevada conta que paga de electricidade, o condomínio privado onde vive, o dinheiro que tinha na carteira... enfim, toda uma série de qualidades conquistadas (merecidamente, não duvido) ao contrário de me contar, por exemplo, o que gosta de fazer nos tempos livres.

Dei por mim a pensar no passado e notei que já me tinha acontecido mais do que uma vez. Elaborei mesmo duas ou três teorias, as quais não vou desenvolver sob risco de ser injusto ao generalizar. Prefiro pensar que talvez eu tenha ar de pobrezinho e que existem algumas almas caridosas que vêem em mim a oportunidade de me transformar de abóbora numa princesa. Enfim... como se precisasse.

Mas nem só de cifrões se pautou a conversa. Ele teve a oportunidade de discutir o panorama do teatro e televisão portuguesa comigo, vou-me lá lembrar porquê. E cometeu A gaffe letal. "O Nicolau Breyner é o melhor actor português", disse convicto. Páh... foda-se mas não.

5 comentários:

  1. Isso tudo numa conversa de quiosque?
    É carência. Quem será o pobre.

    ResponderEliminar
  2. ahahahahahahahahhaha

    Gostos e sabores não se discutem :P


    ahahahahahhahahahaha

    ResponderEliminar
  3. Pois, isso é quando a conversa estraga tudo...

    ResponderEliminar
  4. é por estas e por outras que eu não digo que tenho gatos, não um, não dois, mas três e, se calhar, volto aos quatro...
    também ainda tenho uma tenda de campismo, embora já não faça isso há c'anos. o meu corpo virou burguês...
    quanto ao melhor actor, gosto do Elmano Sancho, mesmo fazendo o anúncio da macbifana...

    ResponderEliminar
  5. No melhor pano cai a nódoa, diria eu.

    ResponderEliminar