segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pérolas a porcos

Já conheceram alguém verdadeiramente sábio? Um erudito que, sentindo-se na obrigação de partilhar os seus conhecimentos profundos da vida, exerce a difícil tarefa corpórea de falar com os simples mortais? Eu, meus amigos deste zoo que é a vida, tenho o privilégio de trabalhar para um. Disse-me uma vez o meu patrão (um fofucho que só apetece morder) durante a minha pausa matinal para cigarro (de duas, que cumpro religiosamente às 11h e ao 12h20), a seguinte lição de vida:

- Speedy..
- (engoli em seco, porque normalmente ele nem dá os bons dias aos funcionários)
- ... eu como gestor de uma empresa procuro ler sempre livros que ensinam a motivar os funcionários.
- Ah sim...
- Sim. Guardo-os todos na casa-de-banho. Estão sempre à mão.

E afastou-se. Fiquei muito feliz da vida por saber que este desperdício-de-oxigénio-ambulante, pelo qual nunca tive um ponta de respeito, despreza os manuais que devia ler, sublinhar, fazer resumos e cábulas. Que mesmo se os tivesse, lia-os enquanto cagava. Reconheço que a minha editora é pequena, não se podendo comparar aos grandes grupos de comunicação. Mas não se iludam: É este o estado do jornalismo, da comunicação em Portugal. E que cada vez que o público traça uma crítica ao mau jornalismo que se faz em Portugal, aos jornalistas preguiçosos que não fazem o trabalho de casa, era bom que soubessem que a motivação... também não é muita.

8 comentários:

  1. Devias ter respondido "isso explica o cheiro, perdão, o teor de muitas das suas propostas". E convinha teres outro emprego em vista, claro...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. seria uma óptima reposta Rafeiro. Mas tenho as minhas razões para me manter neste emprego. Not for the boss, though

    ResponderEliminar
  3. Fazes bem. Eu por dar respostas dessas é que estou no emprego que estou. Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Oi, passei pelo teu blog e adorei. Já estou a seguir :). Passa também pelo meu blog, eu publico lá textos criados por mim. Se gostares toca a seguir-me também :D.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Uau, que patrão erudito e culto. Gostei do pormenor da "leitura no banheiro". Lol :)

    Lots of Love, Mark

    ResponderEliminar
  6. Conclusão: ele não caga nos livros, mas estes ajudam-no a cagar...postas de pescada.
    Não há pachorra...
    Jornais sérios, jornalistas isentos? É mais fácil encontrar o Wally!

    ResponderEliminar
  7. Não há pachorra para bestas como essas.
    O meu então lê muitos livros, talvez até demais que não lhe deixam espaço no pequenino cérebro para alguma pinga de vergonha ou de bom senso para, sobretudo, as relações pessoais.
    Há tempos faleceu um amigo meu; pedi-lhe se me dispensava para ir ao funeral. Pergunta: "isso é coisa pra demorar muito tempo? Não lhe chega a hora de almoço?"
    Enfim....

    ResponderEliminar
  8. a motivação não é muita em muitos sectores... e na maioria das situações é por culpa dos senhores gestores que nem as leituras de casa de banho sabem gerir. pérolas a porcos, sem dúvida! e chover no molhado...

    ResponderEliminar