segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ainda a Gaga. Pt II

A vocês confesso só existe uma música da Gaga que eu aprecio. Gosto do ritmo decadente, da sedução nas palavras e o desafio lançado olhos nos olhos. Ou então será do videoclip, não oficial, realizado por um fã. Seja como for, não sou fã do estilo da Lady Gaga e tão pouco revejo-me na forma artística que ela escolheu para si. Sou mais um rapazinho do rock, o que se há-de fazer? Mas reconheço-lhe valor. É uma miúda baixinha, com cara de rato e talento para o piano. E uma ambição desmedida, sem dúvida de invejar. Escolheu o seu público, definiu os seus valores e tem se reinventado ao longo de cada aparição pública. Cada passo é muito bem pensado e as repercussões de tudo o que faz são as desejáveis pela máquina discográfica. Com resultados óbvios junto dos Media Internacionais e das Redes Sociais. Prova disso é eu estar a dedicar um segundo post ao Monstro. Mas meus amigos: todos os produtos de consumo rápido têm um prazo de validade e a Lady Gaga corre o risco de azedar. Ao contrário da Madonna (da qual também não sou fã), que se reinventou a cada fase da sua vida, a Lady Gaga queima criatividade (discutível) como quem troca de cuecas. Mas sem dúvida, um caso de estudo muito interessante e que daria inclusivamente uma bela tese de Mestrado em Comunicação. E não, não estou a gozar.

PS. Sei que muitos de vocês até gostam da senhora. Vá, sejam meiguinhos... os comentários nem passam pela aprovação. Prometo esforçar-me nos posts quando tiver tempo para coçar a micose 

13 comentários:

  1. Finalmente alguém que pensa o mesmo do que eu. Eu até gosto dela, mas penso que tudo nela é pensado para o nicho de mercado que ela escolheu atingir, dentro e fora do palco.

    ResponderEliminar
  2. Eu demorei a gostar. Só se falava nela e a mim era indiferente. Agora há umas músicas que gosto bastante mas também não sou fanático. Verdade seja dita, não sou muito de ser fã do que quer que seja lol.
    Acho engraçado o teu post porque eu não gosto de Madonna e sei que é preciso ter cuidado em afirma-lo XD. Há quem não tolere tal heresia.

    ResponderEliminar
  3. Bom, eu gosto da Gaga. :) Gosto dela e das suas músicas.
    Em relação à Madonna, a "relação" é meio estranha. Passo a explicar: eu não gosto da Madonna, nem da sua voz, nem do seu estilo, mas gosto de algumas músicas. Gosto mesmo muito de algumas. E também não gosto muito dela porque há um certo mau clima entre ela e a Mariah, no entanto, é um acrescento e não mais um motivo em si. :)

    De quem eu gosto mesmo (e não me canso de o dizer) é da Mariah, que não é muito apreciada na blogosfera portuguesa. Estou cá eu a representá-la. :)

    Lots of Love.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. aaaaaahahahahahhaah escrevi um comentário tão grande que não foi aceite!!

    A ver se consigo ser mais sumário: amo a moça de paixão, ainda antes de alguém a conhecer, nem nos States a conheciam ainda e já eu sabia o The Fame todo de fio a pavio.
    E porquê a minha admiração? Porque a fofa é inteligente o suficiente para nunca ser monótona, é construída sim, é uma personagem sim, é pop no seu mais puro estado, e destina-se a quem gosta de pop. Simples. Depois dentro do que é pop, há quem goste, não goste nada, ou simplesmente oiça, há lugar para todas.
    Ao contrário do que disseste Speedy ela não faz playback, notas sempre a voz dela ao vivo nos concertos, apresentações e afins, tens é nalgumas uns backs, mas que ela canta por cima dos mesmos.
    Em relação à Madonna, não se podem fazer comparações, excepto ao início da carreira das duas em que a ambas não davam muito tempo de vida no estrelato, à madonna davam 3 meses, ambas são polémicas, e ambas são muito inteligentes, artisticamente muito inteligentes, mas isso é uma coisa boa, eu acho.
    Com a vantagem de a Gaga defender acerrimamente causas que me são muito próximas.
    A gaga é uma personagem e construída, sim, mas não somos todos? Como é que eu, uma pessoa que sonha com o dia em que as pessoas possam ser elas mesmas, possam ser o que queiram sem que para isso sejam olhadas de lado, eu que amo a diferença, amo ver a diferença à minha frente, posso apontar alguém como sendo doida e patética por usar uma lagosta na cabeça? O mundo era muito mais feliz se toda a gente tivesse coragem de usar uma lagosta na cabeça se quisesse. É isto que ela defende, e é este o meu sonho enquanto pessoa, que haja liberdade de se Ser!
    Em relação à artista, a criatura tem umas músicas que me ficam na cabeça,que me libertam, adoro as baladas dela, que só diz que ela não tem talento quem nunca ouviu uma Words, ou I wish you were here dela, letras, videoclips, show, eh pá, gosto.Se a minha vida podia existir sem Gaga,poder podia mas não era a mesma coisa:-P ehehehe

    abração

    ResponderEliminar
  6. Da mulher, é-me indiferente. Da música gosto. E gosto tanto ou tão pouco que vou ao concerto. Vê-mo-nos por lá? :)

    ResponderEliminar
  7. Eu curto a música dela, e até tenho bilhete para Dezembro no Pavilhão Atlântico. E estou-me a borrifar para a pessoa, vou assistir à artista, que tem músicas que curto imenso, muito dançáveis.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Ui, pensava que ia ser maltratado. Só agora tive tempo de dar aqui um saltinho. É só a minha opinião e, claro, não podemos gostar todos do mesmo. Mas olhem que quase dava para combinar com vocês todos lá no Pavilhão Atlântico :D.

    E sim, tem músicas engraçadas. Dentro do pop, que que sou consumidor, não dá como não dançar a um Telephone :)

    ResponderEliminar
  9. Eu não vou ao concerto, nem que o bilhete fosse oferecido...
    Pronto, chamem-me do contra, mas aquilo é tudo "plástico"...
    My God, e eu que sou tão amigo do Ima!!!!

    ResponderEliminar
  10. vá, não vos quero ver zangados. Se é preciso algum saco de pancada, eu voluntario-me :)

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que a Lady Gaga é um daqueles fenómenos que aparecem e, com o tempo, acabam por esmurecer.

    Ela não é burra! Nem quem por detrás dela está! A imagem é toda concebida para chocar! Para chamar à atenção! Tenho a certeza que ela odeia usar aqueles trajes. Duvido que goste! E só o faz para atingir certos objectivos. E tb porque é o que de melhor ela tem para mostrar, pois não é preciso ser um expert em música para perceber que a poder vocálico dela é fraco!

    Quanto ao playback, a outra faz playback dos conecerto todos, portanto é discutivel lol.

    Mas penso sinceramente que não fará o mesmo sucesso em próximos albuns. Ainda assim, só saberemos se se mantiver na industria por muitos anos e com fas fieis, e vendas significativas.

    ResponderEliminar
  12. Por uma vez por todas, percebam que ela não faz playback...

    Eu vou tar no Pavilhão Atlântico, tenho o bilhete desde Maio e não gostava que fosse de outra forma... Admito, sou um autêntico fãnático!

    Gostei do post, porque apesar de tudo respeito as opiniões dos outros pois tenho um grupo de amigos muito diversificado onde se ouve de tudo, e onde eu sou o único amante da pop... lol.

    ResponderEliminar