quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gays portugueses mais influentes

Como devem saber, todos os anos a Out Magazine publica as 100 personalidades gays mais influentes do ano. Uma listagem que me enche de curiosidade e que vou seguindo à medida que libertam alguma informação. Ainda hoje, por exemplo, avançaram que o actor Chris Colfer, o Kurt do Glee, será um dos distinguidos. E à medida que vasculhava o website, cheguei naturalmente à conclusão de que serão sempre, na sua maioria, norte-americanos a serem nomeados. E pensei também que se a listagem tivesse lugar em Portugal, a lista seria reduzida, quanto muito, a cinco pessoas. E encontra-las seria por si só bastante complicado.

E é nisto a que me proponho agora. Claro, com a vossa ajuda. Talvez fizesse mais sentido num blog com mais visitas mas por acaso acho que sou um sortudo por ter os leitores mais opinativos. E juntos, tenho a certeza de que conseguimos chegar a nomes que se destacaram este ano pela luta dos direitos LGBT.

Pedia-vos que me enviassem as vossas sugestões de Nomes e Entidades que se tenham destacado em 2010. Talvez, por vivermos num país mais pequeno e conservador, faria sentido pensarmos também em personalidades que, embora não sejam gays, defenderam os nossos direitos.

Enviem-me um e-mail com as vossas sugestões. Poderiam deixar um comentário, mas arriscamos-nos a influenciar uns aos outros e assim terei uma amostra mais pura. Mas claro, estão à vontade... desde que participem.
Estou a apontar o dia 12 de Novembro (um dia depois da publicação da Out) para revelar os portugueses. Vá lá, não sejam preguiçosos


tartarugacompressa@gmail.com

A todos um obrigado

11 comentários:

  1. Ehehe lá opinativos somos nós. Não vejo a série mas o meu irmão já me tinha alertado para esse personagem. Tenho de admitir que sou um bocadinho (grande) preguiçoso. Ainda por cima porque de facto não tenho muitas ideias em mente. Prometo que assim que tiver um tempinho vou puxar pela mioleira!! Posso auto-candidatar-me??
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. É uma ideia interessante e a ponderar; mas só de pensar no primeiro nome que me veio à cabeça, fiquei logo assustado com as eventuais reacções...

    ResponderEliminar
  3. eu pensei no mesmo Pinguim. Mas acho que, apesar de tudo, seria merecido

    ResponderEliminar
  4. e como vamos fazer?
    Vou começar a fazer a minha lista...

    ResponderEliminar
  5. Eu e o Gonçalo estamos como o pinguim e o próprio Speedy. Para nós ele é, aliás, a personalidade do ano que aparecerá talvez na nossa habitual lista, daqui a quase 2 meses. E é caso para dizer (racionalizando): se escolhêssemos uma pessoa pela sua inteligência, que importaria se essa figura era esbelta ou não?!... Portanto - cá entre nós (no duplo sentido) - a personalidade em que todos pensámos talvez seja a mais meritória, apesar das "eventuais reacções". É que de reacções (e de reaccionários) já nós andávamos fartos!!! ;)

    ResponderEliminar
  6. Não sabia que faziam a lista Luís. Não quero estar aqui à "roubar" ideias de outros blogs :) Achei que seria interessante fazermos a retrospectiva ao ano e ver quem avançou e defendeu os nossos direitos. Mas também não o queria fazer sozinho. Fico contente por alguns já me terem enviado alguns nomes... mas quero mais

    ResponderEliminar
  7. Celebridades/personalidades publicamente assumidas?

    ResponderEliminar
  8. não precisam necessariamente de ser gays. por exemplo, é inevitável não dar destaque ao governo que defendeu o casamento gay

    ResponderEliminar
  9. Continuando o raciocínio do Speedy:

    (...)Juntamente com a oposição de esquerda, diga-se... Lembro-me, por exemplo, de que a Heloísa Apolónia foi, num debate, a única a perguntar sobre isso, aquando da primeira tentativa de votação da lei, que acabou por chumbada antes das legislativas de 2009.

    ResponderEliminar
  10. eu tenho muito respeito pelas opiniões daqui do pessoal, indiscutivelmente, mas se a figura polémica é o 1º Ministro Sócrates, convenhamos...eu votei Sócrates não sou ninguém para criticar ou julgar, mas, a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo foi a meu ver, tão só e somente uma jogada política, que tal como o Blog Liker referiu, se o Governo de Sócrates tivesse mesmo vontade de aprovar o casamento, te-lo-ia feito na 1ª oportunidade em 2009. Não se tratou de uma questão de ideologia, nem de plano ou estratégia...tratou-se sim de atrair o público LGBTS para as urnas e votar PS, tão simples como isso. Foi pura jogada política, e estar a dignificar o Sócrates por ser um activista, influente neste tipo de causas, pessoalmente acho bem discutível. Há pessoas mais dignas, que efectivamente lutam sem terem segundas intenções. Até porque se a vontade era tanta de atingir um patamar de igualdade plena, um total de absoluto respeito pelos direitos fundamentais, ter-se-ia aprovado também a proposta de adopção por casais do mesmo sexo. Mas isso desde logo não foi prometido, precisamente porque os votos da comunidade LGBTS não iam compensar com os votos das pessoas que são contra a adopção.
    Como referi, respeito a opinião do pessoal todo, até acho bem saudável este inquérito, porque fez-me pensar um bom bocado sobre quem é assumido e influente em Portugal e tive sérias dificuldades, daí que as minhas sugestões fossem quase cómicas. Mas eleger o Sócrates como o mais influente, ou activista...pessoalmente discordo, uma jogada política cheia de segundas intenções...note-se que sou de esquerda, mas votei Sócrates tão somente por causa desta meia promessa. Eu vendi o meu voto por essa meia promessa, e já estou a pagar o preço suficiente por ter querido ver reconhecido o meu direito fundamental.Não me arrependo.
    Note-se, é somente uma opinião e vale o que vale naturalmente:-)

    ResponderEliminar
  11. Não considerei as tuas sugestões assim "tão cómicas" Emanuel. Indicaste pessoas que se assumiram, enfrentando de frente o julgamento público. Acho que são pessoas de valor que, aos poucos, vão quebrando barreiras.

    E claro que a questão política no aproveitamento da questão LGBT existiu. Mas também acredito que tenha existido o risco de perderem votos da ala mais conservadora e/ou religiosa.

    Já tenho uns nomes jeitosos, alguns que nem me lembrava. Keep those names comming guys

    ResponderEliminar