domingo, 20 de fevereiro de 2011

Gay + Lésbica = Happy Chinese Grand'ma

Num país que descriminalizou a homossexualidade em 1997 e deixou de a considerar, oficialmente, uma doença mental há dez anos, continua a ser mais fácil não sair do armário do que assumir a sexualidade - ainda que se estime haver cerca de 40 milhões de homossexuais na China. Mas uma nova geração de chineses parece ter encontrado uma solução de compromisso: o casamento entre um gay e uma lésbica. (...)

Segundo a sexóloga Li Yinhe, citada pela revista Slate, 80% dos homossexuais chineses casam-se com heterossexuais. Esta tem sido a forma encontrada para contentar os progenitores e torná-los avós, numa sociedade em que a família ainda é, verdadeiramente, um pilar. A pressão para formar família é tal que, na China, as mulheres solteiras com mais de 27 anos não são chamadas tias : são chamadas restos ...

Para evitar este cenário de casamentos infelizes e vidas duplas mas, ao mesmo tempo, não dar aos pais o desgosto de o seu único filho assumir a sua homossexualidade, começaram a ser organizadas feiras de falsos casamentos nas grandes cidades chinesas, como Xangai. São reuniões discretas, em que gays e lésbicas tentam encontrar no sexo oposto o seu par. Ambas as partes sabem que a união será uma fachada. É a fórmula perfeita.

Tradução Sol, mas a reportagem é da Slate Magazine

6 comentários:

  1. Solução frouxa, valha a verdade, embora não deixe de ser uma solução, pelo menos para a solidão...e para com a sociedade.

    ResponderEliminar
  2. há uns tempos vi um filme muito bom sobre esta temática... com o focus num casal gay metade chines metade americano. Ia recomendá-lo mas não me lembro do título. O que conta é a intenção :P

    ResponderEliminar
  3. Já é um avanço, apesar de tudo. Felizmente tenho a sorte de conhecer um pouco da realidade da homossexualidade por todo o mundo. Digamos que é um tema que suscita o meu interesse.
    A sociedade chinesa - a oriental - baseia-se fortemente na união da família e em soluções de continuidade. É assim até em relação ao sexo favorito do filho primogénito (e quase sempre único): sexo masculino.
    Em relação à descriminalização em 1997, o mesmo significa alguma abertura. A China - nesse patamar - está no bom caminho.
    Em jeito de conclusão, não te esqueças que, oficialmente, a homossexualidade deixou de ser considerada doença mental pela O.M.S (entidade reguladora destas questões) em 1990... O atraso da China não é assim tão grande se pensarmos que a homossexualidade era considerada doença EM TODO O MUNDO há pouco mais de vinte anos...

    lots of love, tartaruguinha ^^

    ResponderEliminar
  4. Triste que tenham de ser infelizes para "dar" felicidade aos pais/sociedade, mas citando o Mark "A China (...) está no bom caminho".

    ResponderEliminar
  5. Caraca! Realmente pressão familiar é complicado...
    Orra,acima dos 27 anos ser consideradas "resto"é lamentável...
    Gostei do q li, confesso que não sabia de todos esses fatos, e a informação é fundamental.
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  6. numa sociedade perfeita, como é a chinesa..., esta solução original é, no mínimo, perfeita.

    ResponderEliminar