sábado, 4 de setembro de 2010

Só as mulheres podem ser bissexuais?

Nos meus tempos áureos de jornalista cor-de-rosa (duraram dois anos) era normal andar pelos bastidores do mundo da televisão. Mete conversa com aquele actor, fala com a empregada de limpeza sobre a peneirenta que tem a mania que é especial, trocar opiniões com os camaradas de profissão sobre boatos, mesquinhices e invejas. O mais certo era que destas pequenas conversas saísse um podre que valesse a pena investigar e publicar. Sim, sei perfeitamente qual é a vossa opinião sobre o jornalismo sensacionalista. É a mesma que a minha. Mas todos nós olhamos para as capas destas revistas, memorizámos um título e já está: temos tema de conversa com os nossos colegas de trabalho ou com o segurança do edifício. Não me digam que não gostaram de saber qual foi "o futebolista que pagou uma barriga de aluguer", "o cantor latino que assumiu ser gay" ou "o socialite que foi travesti quando era novo". Nem sequer preciso de dizer os nomes.

Agora o que não compreendo neste jornalismo cor-de-rosa é o seguinte. Durante toda a minha carreira sensacionalista sempre ouvi: "aquele é gay" e nunca "aquela". Muito pelo contrário: as mulheres quando têm um affair com outra mulher são bissexuais e nunca gays. Mais: é quase cool ser assim e fazer parte desta nova moda, tão popularizada por Hollywood. E quando é assumida publicamente é a puta da loucura.

Já os homens não o podem fazer. Aliás, basta um rumor, uma historieta do passado, para serem logo maricas. Mesmo que estejam casados ou sejam, de resto, verdadeiros inseminadores em série nos tempos livres. Conto pelos dedos de uma mão as lésbicas famosas portuguesas. Se tiver em conta as ditas bissexuais preciso da outra mão. Homens bissexuais famosos em Portugal? Só se puxar muito pela cabeça. Quantos são rotulados de gays não assumidos? Ui, basta ver a novela da noite.

O John Travolta o último exemplo nesta situação. Ao que parece, vai ser publicada uma biografia não autorizada de que dá conta que ele trai a mulher com homens. Traições à parte, que não as defendo, o raciocínio é imediato: come homens >> logo é gay >> casamento é uma fachada. Nunca bissexual, Deus nos livre que tal coisa não existe. Esse rótulo trendy está apenas reservado para elas.

11 comentários:

  1. Tens alguma razão, mas já começa a haver uma luz sobre algumas lésbicas; houve uma bissexual assumida, a Solange e há duas cantoras e uma actriz/escritora que nunca o negaram (também é escusado dizer nomes).
    Se fosse na América, publicava-se um livro como aquela biografia do Marlon Brando (90% dos actores e actrizes de Hollywood tiveram relações homossexuais), e estava o show business português de pantanas...
    Duvidas?

    ResponderEliminar
  2. jornalista cor-de-rosa? é trabalho. o que eu achei o máximo foram os rótulos trendy. não me lembro se já me tinha debruçado sobre o assunto, mas concordo plenamente; é como se fossem mais instáveis ou dadas a experiências. a questão da visibilidade também é diferente. elas estão sempre na dúvida. os gajos, não! se experimentam é porque são.
    já agora, gays masculinos assumidos também não são muitos, não é verdade? ok, são mais do que as mulheres. ah, e gay é praticamente um sinónimo de homossexual masculino, raramente é usado entre nós para designar tanto homens e mulheres.

    ResponderEliminar
  3. Concordo inteiramente contigo. Existe mais preconceito em relação à homossexualidade masculina do que à feminina. Creio que o mesmo se aplica à bissexualidade. Os bissexuais masculinos são (quase) sempre conotados como homossexuais, o que é cientificamente errado. Tudo isto porque a junção "homem + homem" ainda hoje, infelizmente, é mal visto. :S

    ResponderEliminar
  4. Tudo isso está relacionado com os papéis que os dois géneros comportam na sociedade e também com as fantasias dos próprios homens heterossexuais, o que leva a uma maior aceitação da bissexualidade feminina...nas capas das revistas de "entretenimento privado" fazem furor!!!

    ResponderEliminar
  5. oh speedy... nunca tinha pensado nisto desta maneira, pois que não! Realmente tens toda a razão quando dizes isso... Mas olha, as mulheres também têm um karma parecido. Os homens podem comer 5 ou 10 ao mesmo tempo que são uns gandas machos todos viris e que todos admiram... já com as mulheres, se comer mais que um já é uma pu**

    ResponderEliminar
  6. Bom, eu acho que a abertura da mentalidade feminina permite que as mulheres (com outras orientações que não hetero), sejam maioritariamente bissexuais, para além da já aqui falada fantasia masculina.

    Homens bissexuais nunca conheci muitos... Bem, pelo menos não durante muitooo tempo. Ainda é um tema um pouco oculto para mim, pois os homens são mais "físicos" que "sentimentalistas", ao contrário das mulheres. Mas como ia a dizer, já conheci bissexuais mas quase todos mais "pendentes" para o sexo com outros homens e relações amorosas com mulheres.
    Estranho um pouco esta orientação, a não ser que me elucidem.

    Enfim, acho que a bissexualidade aplicada a mim tornar-me-ia muito inseguro!
    É caso para dizer que é bom ser tendencioso neste assunto! XD

    ResponderEliminar
  7. Mas se virmos outros exemplos, parece que o gajedo pode tudo e que também existem nomes diferentes para as mesmíssimas coisas.
    Há coisa mais normal que duas mulheres a dançar num baile? Agora dois gajos....
    Duas mulheres beijam-se e é cool, até porque são best friends. Dois homens beijam-se e "ui ca nojo".
    And so on...

    ResponderEliminar
  8. Enfim... ainda tou pra ver o dia, em que homens afirmem à boca cheia que a são bissexuais... mas como dizes, serão tidos como larilas!!

    Se isso começar, a a firmação, penso que mudaria muito as coisas... mas a malta nova gosta de esconder e fica-se por aí...
    abc

    ResponderEliminar
  9. Também não sei até que ponto uma mulher sentir-se-ia tranquila sabendo que o seu namorado é bissexual. O contrário, por outro lado, seria motivo de orgulho para ele. Além de que poderia sempre fantasiar sobre um possível threesome...

    ResponderEliminar
  10. Speedy...
    E ela não pode fantasiar, sendo o seu namorado bi!? ;)

    ResponderEliminar
  11. Parece que temos uma coisa em que os homens são discriminados e as mulheres não...
    Mas é bem verdade, o homem é sempre "o gajo que virou gay" , com toda a estupides e burrice que essa afirmação pode ter. Enfim

    ResponderEliminar