quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

No escurinho do cinema

Não sou um adepto de cinemas. De filmes sim, mas prefiro vê-los no conforto da minha casa. Mas até para estas situações tenho regras. Um bom filme não deve ser visto em grupo, caso contrário arriscamos-nos a levar com piadinhas de um qualquer amigo engraçadinho, que teima a não ficar sogadito no seu sofá. O ideal é estar acompanhado por uma pessoa, duas no máximo, para que se possa comentar o filme, aprofundar temáticas ou até mesmo tirar dúvidas. Ou então na companhia do namorado, para nos enroscarmos.
Já para confusão vou ao cinema... que odeio. Especialmente desde que autorizaram crianças de menos de 20 anos, algumas ainda em plena idade do armário e em mudança de voz, a entrar a partir das 21h00 sem o acompanhamento de um guarda prisional. Todos com a mania que são do ghetto, que tentam impressionar as acompanhantes- miúdas que ainda nem queimaram a gordura de bebé - com piadas ultra-refinadas sobre o filme e gargalhando alto só para chamar a atenção. Depois as pipocas. O irritante sonido de gentinha a comer pipocas como se não tivesse jantado, que intercala o mastigar com o inspirar sôfrego de oxigénio. Por estas e outras razões, é raro eu ir ao cinema. Vou, por norma, apenas quando tenho convites à borla ou sou convidado por um amigo. Que foi o caso de ontem, para ir ver a ante-estreia do Tron Legacy.

À saída, lá estava a repórter do Sapo, à procura de corajosos para pequenas flash interviews. Ainda tentou a sorte comigo, mas recusei cordialmente. É que para ela só tinha duas frases: "O 3D é catita de se ver. Mas até para um filme ficcionado, tem demasiadas incongruências."

Além de que, mais uma vez, a personagem gay, o Castor protagonizado pelo actor Michael Sheen, surge como um magricelas idiota, de sotaque britânico, complemente ridícula. Já não bastava ser uma cópia integral do Riddler, protagonizado por Jim Carey... Agora a questão é: quem nasceu primeiro? O Ovo ou a Galinha?

7 comentários:

  1. hahaha, ótimo post, é por essas e outras razoes q nao gosto de cinema...
    Aliás ja nao gosto de filmes, por nao conseguir ficar quieto por horas...
    Mas tem razão, o ideal é assisti-los em poucas pessoas, de preferencia a 2...
    Seus detalhes foram certíssimos, pois gargalhadas pra chamar atenção, barulho de pessoas mastigando, enfim isso é o cúmulo.... hahahaha
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu também aderi incondicionalmente ao "Home movie", e então agora, muitas vezes em HD, é muito bom mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Sim, aqui também já não se perde tempo e dinheiro em cinema. Tal como o João o HD chegou, LED e um bom sistema de som em casa bate qualquer cinema.

    Normalmente só convido amigos para ver filmes que já vi, é irritante que não se calem, lol.

    ResponderEliminar
  4. Eu pelo contrário adoro ir ao cinema. Por melhor que seja o som ou a imagem, há uma questão imbatível, a dimensão do ecrã. Habitualmente vou às últimas sessões, geralmente mais sossegadas, e o cinema onde costumo ir como não fica num centro comercial não costuma ser muito concorrido.
    Claro que ver o filme no sofá com a mantinha por cima e bem enroscado deve ser bem melhor, sobretudo pela companhia. Simplesmente ainda não aconteceu aqui deste lado. :-(

    ResponderEliminar
  5. Acho que também depende do filme. Se for um épico, com uma banda sonora grandiosa, uma sala de cinema continua a ser a melhor opção. Mas com os avanços tecnológicos, cada vez é mais fácil ter uma boa experiência no conforto do lar... e com as pipocas do Pingo Doce

    ResponderEliminar
  6. Estou com o coelho... ir ao cinema é um hábito social do qual não abdico e de que gosto imenso. Aliás vou muitas vezes sozinho. Ver um filme no grande ecrã e em casa... não é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  7. Não dispenso o cinema! Só abomino as pipocas! Por favor, façam-nas com milho transgénico a ver se baixa o consumo!

    ResponderEliminar